Gravataí terá uma Célula Robótica 4.0 no Colégio Sinodal Prado
Na manhã desta segunda-feira (11), a Prefeitura de Gravataí, juntamente com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), visitou o local que abrigará mais uma inovação educacional: a Célula Robótica 4.0. Doado pela General Motors (GM), em parceria com a Associação Gaúcha de Tecnologia e Inovação do Vale do Gravataí (AGTI), o robô está no Colégio Sinodal, e será inaugurado oficialmente no dia 22 de março.
A iniciativa visa fornecer capacitação e treinamento de mão de obra especializada para a indústria 4.0. E surge em 2021, quando o facilitador de manutenção e instrutor de robótica da General Motors (GM), Anderson Germano Pereira Domingues, entrou em contato com a Prefeitura, através da SMICT. A AGTI entrará como mantenedora da Célula Robótica e o Colégio Sinodal Prado Gravataí será o local para a instalação.
A Célula Robótica 4.0 é um sistema de automação industrial configurado e independente, composto por um ou mais robôs industriais, projetado para otimizar processos de produção.
O espaço instalado no Colégio Sinodal Prado Gravataí representa um avanço significativo para o setor educacional e industrial da região. Com essa iniciativa, espera-se preparar profissionais qualificados para lidar com as demandas da indústria 4.0, que requerem habilidades técnicas específicas relacionadas à robótica e automação.
Além disso, a expectativa é de que este novo espaço contribua significativamente para o avanço da indústria local, impulsionando a economia e gerando oportunidades de emprego na região.