Gravataí reconhecida com a Certificação Gestão Inovadora 2023
Gravataí marcou presença na 6º edição do Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes, que aconteceu nos dias 17 e 18 de agosto na cidade de Itajaí.
O evento reuniu representantes de várias partes do Brasil para debater e compartilhar experiências sobre as transformações digitais e a implementação de soluções inteligentes nas cidades.
Quem representou o município foi a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), Selma Fraga, que no primeiro dia de congresso ministrou a palestra “Gravataí: Inteligência de Dados gera soluções inovadoras”.
Na ocasião, foram apresentados os projetos e ações que estão sendo desenvolvidos na atual gestão do prefeito Luiz Zaffalon, que tem colocado a inovação e a tecnologia como pilares essenciais para o progresso da cidade.
Posteriormente, Gravataí foi reconhecida com a Certificação Gestão Inovadora 2023, o prêmio que foi entregue ao prefeito, mostra o compromisso da cidade em impulsionar a transformação digital e o uso inteligente de dados para gerar soluções que beneficiem a comunidade.
De acordo com a Secretária da SMICT, Selma Fraga, a participação no congresso é muito importante para conhecer as iniciativas de outros municípios e também para apresentar as realizações de Gravataí e do RS para os demais estados.
Além disso, a secretária enfatizou a importância da cooperação entre estados e cidades para acelerar os processos de digitalização em todo o país.
“Temos de entrar em um processo colaborativo entre estados e municípios, pois assim iremos conseguir acelerar a digitalização realizada em nossos municípios”, ressalta.
Gravataí um Polo Tecnológico
Gravataí vem se consolidando como um verdadeiro polo tecnológico, por conta dos diversos programas e projetos desenvolvidos pela SMICT.
Entre essas iniciativas está o Startup Gravataí, programa desenvolvido em parceria com a Incubadora Unitec Gravataí e o Programa + Startups, que já impulsionou o crescimento de diversas empresas.
E com apoio do Sebrae RS/SebraeX, já realizou quatro ciclos de pré-aceleração e a previsão é de alcançar mais de 100 startups e novos negócios até o final de 2024.
Outras iniciativas incluem a Usina de Talentos, que visa a formação de jovens e adultos para o mercado de tecnologia e inovação, e o Governo Digital.
Este último, por meio do Laboratório de Inteligência de Dados de Gravataí (LIDAG), foca no tratamento de ciência de dados para gerar indicadores e métricas que orientem ações governamentais e também novos empreendimentos na cidade.
Além disso, recentemente houve a inauguração da Casa das Startups, iniciativa responsável por incubar mais de dez empresas de tecnologia dentro do PradoTech.