GM anuncia investimento de R$ 1,2 bilhão em Gravataí para novo modelo de carro
Na manhã desta quinta-feira (11), a General Motors (GM) anunciou um investimento de R$ 1,2 bilhão na fábrica localizada em Gravataí. A cerimônia contou com a presença de mais de 140 pessoas, incluindo autoridades como o governador Eduardo Leite, o presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, e o Prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon.
O investimento será destinado à modernização da planta para a produção de um novo modelo compacto, que deverá chegar ao mercado em 2026. O presidente da GM na América do Sul, Santiago Chamorro, enfatizou que o novo modelo será inédito no portfólio da marca e permitirá à empresa entrar em novos segmentos de mercado, tanto no Brasil quanto na América do Sul.
“Este 1,2 bilhão permitirá fortalecer e modernizar as nossas capacidades de trabalho e de investimento industrial. Vai nos permitir lançar um novo modelo, inédito do nosso corpo de produtos, além de concorrer em segmentos que hoje não cobrimos, tanto no mercado doméstico brasileiro quanto na América do Sul”, afirmou.
Este ano a GM completa 99 anos e desde 2000 atua em Gravataí, ao longo dos anos este é o quarto anúncio de investimentos da montadora no país. Estima-se que o novo carro utilizará a plataforma GEM, atualmente empregada nos modelos Onix, Tracker e Montana. Detalhes sobre o lançamento serão divulgados ao longo das semanas, mas o novo veículo que chegará em 2026, ampliará a linha de compactos da Chevrolet.
De acordo com o Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valdir Ascari, além de realizar este grande investimento na fábrica, é importante fomentar ainda mais a fabricação de veículos no Brasil, pois isso contribui com a manutenção dos empregos de centenas de trabalhadores.
“Tem que ter desenvolvimento econômico justo, e exatamente a fabricação dos carros, aqui no Brasil, ela tem que ser dada aqui, porque não dá para vir um carro importado de fora. Não pode vir um carro fabricado na China e tirar emprego do Brasil”, afirmou.
O prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, reforçou a relevância da GM para a economia do município, mencionando que 50% da arrecadação do município depende da montadora. E destaca que um investimento deste porte demonstra permanência da fábrica na cidade.
“A cidade depende muito da General Motors. 50% da nossa receita vem desse complexo. A cidade se modificou com esse complexo. Hoje nós somos a quarta economia do Estado, graças ao Complexo da GM. E esse investimento aqui diz o seguinte, olha, nós vamos continuar aí”, ressaltou.
O governador Eduardo Leite destacou a resiliência do povo gaúcho diante das recentes calamidades, afirmando que o investimento da GM é um sinal de confiança no Estado. “O anúncio que a GM traz aqui nos dá essa confiança. É um trabalho anterior à calamidade, mas que, diante da calamidade, não deu um passo atrás. Muito pelo contrário. Dois meses depois, estamos aqui na confirmação da confiança da GM no nosso Estado” concluiu.
Além do anúncio, o evento também incluiu homenagens aos voluntários que ajudaram durante a catástrofe recente. Segundo o Vice-presidente da GM América Latina, Fábio Rua, mais de 300 voluntários contribuíram durante as enchentes no estado e destacou que o investimento foi feito pois a fábrica de Gravataí é uma das cinco mais produtivas do mundo.