A editoria gastronomia faz uma homenagem ao mês do gaúcho. Confira a seguir uma receita com erva mate e os cinco mandamentos de como preparar um chimarrão “loco de bueno”.
Mousse de Erva Mate
Ingredientes: 3 colheres (de sopa) de erva mate, 250 ml de água, 1 pacote de gelatina sem sabor, 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite sem soro e baunilha a gosto.
Modo de preparo: O primeiro passo é acrescentar a erva mate à água e levar ao fogo. Quando ferver desligue e coe o caldo. Depois, dissolva a gelatina no caldo ainda quente. Em um liquidificador, acrescente a mistura aos demais ingredientes. Acrescente algumas gotinhas de baunilha ou três pacotes de açúcar de baunilha. Com a mistura feita, coloque em um refratário e leve para a geladeira. Deixe em torno de quatro a seis horas. Após, sirva gelado.
Como fazer um bom chimarrão
Preencher a cuia (recipiente) com 2/3 de erva-mate para chimarrão. Tapar a cuia e incliná-la ao ponto de encostar a erva-mate num lado. Pode-se utilizar um aparador, prato ou até mesmo as próprias mãos para tapar a cuia.
Na parte vaga você deve colocar a água morna (apenas para começar seu chimarrão). Colocando água morna você não queima a erva-mate e não deixa seu chimarrão amargo. Nas demais cuias a água correta é aquela que chia na chaleira ou 64ºC, sem deixá-la ferver. Tape a boca da bomba com seu dedo polegar e coloque-a dentro da cuia descendo-a rente à sua parede, para que não fique ao meio da erva e não tranque seu chimarrão. Se a água descer após você retirar o dedo da bomba, seu chimarrão estará pronto.