Futuro dos supermercados Nacional em Gravataí, Canoas e Cachoeirinha ainda é incerto
Três supermercados Nacional da Região Metropolitana de Porto Alegre ainda estão à venda. As unidades de Gravataí, Canoas e Cachoeirinha fazem parte de um total de 47 lojas do Nacional que o Carrefour tenta vender desde o ano passado. A informação foi confirmada por Antenor Federizzi, tesoureiro do Sindicato dos Empregados do Comércio de Canoas, que também abrange as três cidades. Segundo o sindicalista, a entidade acompanha de perto as negociações com o objetivo de garantir a manutenção dos empregos ou a compensação financeira para os trabalhadores caso as unidades sejam fechadas.
O Carrefour, que adquiriu o Grupo BIG em 2022, planejava expandir a marca Nacional para outros Estados. Contudo, o plano foi alterado, e a empresa comunicou que as lojas que não forem compradas serão fechadas até o meio do ano. A decisão foi anunciada aos acionistas do grupo.
Atualmente, o Carrefour busca vender as 47 unidades do Nacional para levantar R$ 400 milhões. Destas, 39 estão localizadas no Rio Grande do Sul e empregam 2.365 pessoas. O grupo manterá suas operações das marcas Carrefour, Atacadão e Sam’s Club, com foco em lojas maiores. Já as unidades menores, que sobrarão após o processo de venda, passarão a operar sob a marca Carrefour Bairro. A extinção da marca Nacional parece ser inevitável, já que o Carrefour também está vendendo o hipermercado BIG da Sertório, que foi fechado há pouco mais de um ano.
Essa reestruturação reflete o movimento do Carrefour para focar em operações de grande porte e diminuir o número de unidades menores, especialmente nas regiões onde a marca Nacional está presente.