| Eveline Juswiak
Psicóloga – CRP 07/20725
Pode parecer boba essa pergunta, mas esquecemos muitas vezes que deixar as férias apenas para relaxar pode ser super útil para renovar nossas energias. Diante do período de férias em julho, que muitos tiram por terem filhos em idade escolar, é importante refletir sobre o assunto.
Estudos mostram que férias são importantes, inclusive, para a aprendizagem infantil. Porém, muitas vezes, queremos ocupar tanto a agenda com coisas para fazer, ou com atividades até prazerosas, mas extremamente programadas, que nem parecem férias.
Então, talvez não importe tanto se vai fazer uma viagem ou não, mas sim se realmente vai sentir que está de férias: sem agenda programada, podendo fazer o que dá vontade na hora; poder mudar a rotina e deixar mais flexível; aproveitar o tempo com as pessoas e se desligar das obrigações.
Sempre digo que o “nadismo” é importante e precisa ser cultivado. Fazer nada ajuda a “oxigenar” nossa mente, alivia o estresse, ajuda a relaxar, nos permite ser mais criativos, e se nos propormos para tal, pode nos aproximar das pessoas que são importantes.
Então não pense tanto sobre o que fazer, mas sim sobre quem são as pessoas de quem quer se aproximar, respeite as necessidades do teu corpo de descanso, use o tempo para fazer coisas prazerosas, mas sem se cobrar. Férias não são metas, não precisa de uma agenda e podem ser de momentos espontâneos.
Férias: tempo de renovar mente, corpo e coração!