Evento “Economia Criativa – Potenciais Criativos de Gravataí” promove inovação e desenvolvimento na cidade
Nesta segunda-feira (01), a Casa das Startups foi palco do evento “Economia Criativa – Potenciais Criativos de Gravataí”, promovido pela Prefeitura em parceria com as Secretarias de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict) e de Governança, Comunicação e Cultura (SMGCC), com apoio do Governo do Estado, através dos programas Inova RS e RS Criativo.
Durante a manhã, foram apresentados dados de mercado, educação e governamentais do mapeamento do potencial criativo da cidade, acompanhado do lançamento do Manual da Metodologia do Potencial Criativo, uma iniciativa conjunta do Inova RS e RS Criativo. Já no turno da tarde, ocorreu um workshop com apresentação da metodologia conforme o manual do potencial criativo, além da elaboração de propostas para o setor da economia criativa e rodadas de apresentações de projetos, visando impulsionar o crescimento deste segmento em Gravataí.
A secretária de Inovação, Selma Fraga, ressaltou a importância do evento, afirmando que o manual da economia criativa para Gravataí representa um marco, tornando o município pioneiro na região metropolitana ao investir nas potencialidades criativas locais. Fraga destacou ainda a relevância de se aproximar a cultura da economia criativa das startups, visando gerar oportunidades e promover o desenvolvimento do setor.
Desde 2021, Gravataí integra o INOVA RS e RS Criativo, com destaque para o papel da Smict na elaboração da Lei 4409/2021, que estabelece a Política Municipal de Incentivo à Economia Criativa.
A economia criativa, como definida pelo Grupo de Trabalho da Economia Criativa RS, converte valores intangíveis, como criatividade e conhecimento, em produtos e serviços tangíveis, abrangendo áreas como tecnologia, criações funcionais, cultura e mídia. Este conceito não apenas impulsiona o crescimento econômico, mas também enriquece a vida das pessoas e fortalece a identidade cultural da sociedade.
O evento contou com o lançamento do Manual de Metodologia de Potencial Criativo, o mapeamento do setor criativo de Gravataí e workshops sobre os setores criativos da economia, reunindo representantes do governo municipal e estadual, instituições de ensino, empresas do setor e a comunidade, fortalecendo o ecossistema de inovação local.