Estudantes de Gravataí têm até 8 de junho para inscrever curtas no 1º Festival de Cinema da cidade
Com inscrições abertas até o dia 8 de junho de 2025, o 1º Festival de Cinema de Gravataí convida estudantes de escolas públicas e privadas a criarem, roteirizarem e filmarem seus próprios curtas-metragens. A iniciativa, que visa incentivar a criação audiovisual entre os jovens, está mobilizando as escolas da cidade.
Voltado para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, as inscrições para o festival podem ser feitas pelo site oficial do evento: www.festivaldecinemadegravatai.com.br.

Estudantes de Gravataí têm até 8 de junho para inscrever curtas no 1º Festival de Cinema da cidade
Na última terça-feira (6) e nesta quarta-feira (7), a EMEF Antônio Aires de Almeida e a EMEF Augusto Longoni receberam a visita do secretário adjunto de Cultura, Giulliano Pacheco, e do historiador e produtor Carlos Albani. As visitas fazem parte da fase de mobilização do festival e também integraram o projeto “Maria da Penha vai à escola”, de autoria da vereadora Anna Beatriz. Durante os encontros, os jovens foram incentivados a expressar suas ideias e sentimentos através da arte, com a produção de vídeos que poderão ser inscritos no festival.
De acordo com o secretário, além de aprenderem sobre cinema, os estudantes estão descobrindo a oportunidade de contar suas próprias histórias, falar sobre o que vivem, o que sentem e o que sonham. “Participar do Festival é uma chance de transformar em arte aquilo que os toca, e isso é poderoso. É esse protagonismo que queremos incentivar”, afirmou.
Para o historiador, é importante o incentivo da criação audiovisual entre os jovens. “Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça. Isso facilita muito na produção de um material audiovisual feito por estudantes. O cinema é um canal direto entre o que se vive e o que se sente”, comentou.
Premiação e etapas do festival
O festival oferece uma premiação em dinheiro de R$ 1.000,00 e o Troféu Menino de Pedra, símbolo do evento, para os vencedores. As atividades do evento serão divididas em duas etapas principais. A primeira, voltada à formação, contará com quatro oficinas gratuitas de audiovisual, que acontecerão nos dias 7, 14, 21 e 28 de junho, na Casa de Cultura Municipal e no Sesc-Gravataí. A segunda etapa será a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens, que ocorrerá entre os dias 28 e 30 de agosto no novo Cine Teatro de Gravataí e no Teatro do Sesc-Gravataí.
O 1º Festival de Cinema de Gravataí é uma realização da Cia de Atores Independentes, grupo com 25 anos de história na cidade, com financiamento da Lei Paulo Gustavo, via edital público, e apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do Sesc-Gravataí.