Estado lança formulário para medir perdas de empreendedores afetados por inundações
Desde a última semana, está disponível o formulário de perdas para empreendedores de todos os portes afetados pelas inundações no Estado desde o fim de abril. O objetivo do documento é permitir que o governo estadual mensure os prejuízos das empresas e busque recursos para apoiar os empresários atingidos.
A iniciativa é conduzida pelo Gabinete de Apoio ao Empreendedor, liderado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), com a participação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Secretaria da Fazenda (Sefaz).
O questionário utilizado é semelhante ao modelo aplicado para quantificar os danos dos eventos meteorológicos no Vale do Taquari em 2023. De acordo com o secretário da Sedec, Ernani Polo, este formulário é importante para obter dados concretos para formular uma estratégia de recuperação para micro, pequenas, médias e grandes empresas. “Os impactos são altíssimos, então precisamos fazer esse trabalho coordenado para ter a maior precisão possível. Vamos a campo a partir desta segunda para levantar as informações”, afirmou.
Os empreendedores deverão fornecer informações sobre a identificação da empresa, estimativa do prejuízo financeiro imediato, conhecimento sobre as linhas de crédito disponíveis e se essas linhas serão necessárias para a retomada das atividades. O questionário também solicita que o empreendedor informe se atua no comércio, atacado ou turismo.
Além disso, questões logísticas serão abordadas no documento. A Junta Comercial do RS (JucisRS), vinculada à Sedec, auxiliará o processo cruzando dados para obter um panorama abrangente da situação.
O Formulário pode ser acessado clicando aqui.