A Escola Adventista de Cachoeirinha foi fundada em 1965 com um espaço modesto para abrigar todos os projetos, estudantes e funcionários. Hoje, um ano antes de completar meio século de história na cidade, a instituição festeja os avanços pedagógicos e físicos que proporcionam às famílias uma educação de qualidade e a formação de cidadãos conscientes e atuantes na sociedade.
A partir dos quatro anos de idade, a criança tem a opção de ser acolhida em tempo integral por um corpo profissional altamente qualificado. A jornada dos pequenos começa às 7h e termina só às 18h30, com exceção das sextas-feiras. É neste período que participam de um cronograma repleto de estímulos, sem deixar de ser criança. São oficinas de arte, música, projetos nas áreas de informática e literatura, mas há também uma ampla brinquedoteca. Segundo a orientadora educacional da instituição, Sildegar Santos ser criança é levado a sério, todavia é preciso orientar essas brincadeiras de modo que sejam estimuladas as diferentes habilidades cognitivas e motoras.
A alimentação é outro item diferenciado. O cardápio passa pelo crivo de uma nutricionista, que o elabora priorizando o consumo do maior número possível de vitaminas, essenciais à faixa etária. “O cardápio é vegetariano, sem deixar de oferecer pratos que os alunos gostam de comer”, destacou Sildegar.
A partir do 6º ano, a Escola Adventista oportuniza aos alunos interessados na área científica a participação na Monitoria de Ciências. É quando vivem experiências múltiplas no contra turno, auxiliando os menores na execução de tarefas até a participação em feiras de ciências. A UFRGS Jovem, evento que reúne estudantes do ensino fundamental de todo o Estado, é um dos eventos que costuma levar vários alunos adventistas. “Basta atender aos critérios de seleção da Universidade, cujos resultados são levados na bagagem instrucional do jovem para o resto da vida”, defende a orientadora.
O Coral reúne vozes da educação infantil até o 5º do fundamental. Sildegar explica que a musicalidade é explorada intensamente, pois já foi comprovado cientificamente seus benefícios. “Acreditamos que a música não só faz bem às emoções, mas também na criatividade e capacidade rítmica”, alega.
Atualmente a instituição conta com 700 alunos e 45 funcionários. As inscrições para novos alunos já estão abertas, basta procurar a secretaria e agendar um horário para entrevista.