Texto por Denise de Oliveira Milbradt / fotos divulgação
Modismos tecnológicos, industrialização descontrolada, falta de limites educacionais e exagerado no consumo de produtos artificiais. Na contramão desses caminhos, que marcam a vida em sociedade na contemporaneidade, a Rede de Escolas Adventistas busca na simplicidade e na religiosidade a formação de cidadãos atuantes e críticos. Em Cachoeirinha, a instituição fica na Rua Antônio Bastos, 291, Vila Regina.
Com a opção do Turno Integral a partir da Educação Infantil, cuja idade mínima é 4 anos, à criança é oportunizada a experimentar uma pedagogia diferenciada. São oficinas de música, Língua Inglesa para todas as séries, escolinha esportiva, coral infanto-juvenil, espaço especial para o acolhimento dos pequenos todos os dias, projetos comunitários, ambiente familiar sempre sob a orientação de professores e monitores treinados e qualificados para que a rotina ocorra de maneira segura e saudável. Os alunos ainda são monitorados na entrada, saída, corredores e no recreio, quando os estudantes são separados por faixa etária.
Segundo a orientadora educacional, Sildegar Santos, os pais podem visualizar as avaliações e as notas pelo site da Educação Adventista, bastando apenas cadastrar login e senha. Aos alunos é oferecido um centro de pesquisa informatizado para a realização de tarefas. Mas, um dos grandes diferenciais, conforme ela é a programação que prevê o envolvimento de toda a comunidade escolar, incluindo os pais em atividades periódicas. “Propomos uma educação em que todo homem seja educado integralmente, seja capaz de amar e permita-se ser amado; que tenha atitude para fazer o que deve ser feito e saiba dizer não para o que deve ser evitado. Uma educação que sonhe e prepare para o futuro. Que dê a cada pessoa os meios pelos quais adquirir sua independência e um raciocínio claro, capaz de criar soluções para os desafios da vida”, reafirma Sildegar.