Em uma entrevista exclusiva ao Portal Mais Matéria, Graziella Isoppo, Presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Gravataí (ACIGRA), compartilhou suas experiências, visões e os desafios que enfrentará nesta nova etapa de sua carreira como representante de uma das entidades mais importantes e tradicionais de Gravataí.
Graziella Isoppo, mãe, avó, empresária e psicóloga, é associada da ACIGRA desde 2011 e, nos últimos cinco anos, integrou a diretoria da instituição. Segundo ela, sua visão empreendedora surgiu desde a infância, ao ajudar nos afazeres da loja da família, oriunda de uma linhagem de comerciantes. Essa experiência não apenas a familiarizou com o empreendedorismo, mas também a impulsionou a se tornar a empresária de sucesso que é hoje.
“Eu sou alguém que nasceu em um berço empreendedor. Costumo brincar e dizer que sou aquela criança que nasceu atrás do balcão, porque venho de uma família de comerciantes, com avós, pai e mãe comerciantes. Então, nunca vivi longe do comércio e do empreendedorismo. Acredito que esse caminho me trouxe até aqui, esse pulsar de ser empreendedor que nunca vivi sem”, explicou.
Formada em psicologia, Graziella destacou sua paixão tanto por lidar com pessoas quanto pela parte analítica dos negócios, evidenciando sua habilidade única em equilibrar a gestão de pessoas com a análise de dados e resultados. Ela compartilhou seu amor por números, planilhas e organização, elementos essenciais em sua vida e atuação profissional.
“Fiz graduação em psicologia, sou psicóloga. Hoje, fazendo muitas reflexões da minha caminhada empresarial, as pessoas são uma constante, estou sempre em contato com elas. Além disso, sou uma psicóloga que adora números, adoro uma planilha, adoro uma organização. Preciso disso para minha vida. Entendo que vivemos em uma era que exige resultados, e os números nos dão métricas e direção. Mas a gestão de pessoas é o que mais amo”, destacou.
Atuação Empresarial e Desenvolvimento de Pessoas
Atualmente, ao lado de seu marido e sócio, Graziella lidera as empresas Mega Palco e Mopo, ambas situadas em Gravataí. Em ambas empresas, sua atuação está diretamente ligada ao desenvolvimento de pessoas, lideranças e à promoção de resultados em um ambiente de trabalho saudável.
“Em ambas empresas, minha atuação será no desenvolvimento das pessoas, no desenvolvimento das lideranças, na formação de equipes e na promoção de resultados em um ambiente de trabalho saudável. Isso é o que mais prezo, sem sombra de dúvida”, explicou.
A Mega Palco, uma empresa familiar e tradicional com mais de 30 anos de atuação no segmento de eventos, e a Mopo, uma empresa jovem com três anos de existência, atendem o segmento da construção modular.
ACIGRA: Prédio Moderno, Capacitação e Planejamento
Com 95 anos de existência, a ACIGRA é reconhecida pela dedicação voluntária de seus membros e respeito à história de Gravataí. Além disso, é uma das entidades mais importantes e respeitáveis da cidade, com bases no associativismo e no trabalho coletivo, integrando elementos empresariais e comunitários.
De acordo com a presidente, é necessário servir ao coletivo, respeitando a história e o trabalho realizado anteriormente na Associação. “São 95 anos de construção, é uma associação extremamente respeitada. Se eu fosse resumir, diria que é muito por servir, por entender que precisamos servir e que o coletivo é muito maior. Nada que qualquer um de nós faça sozinho será maior do que a ACIGRA pode fazer, ou qualquer outra associação”, ressaltou.
Os planos para esta nova gestão giram em torno da organização, alinhamento de projetos e inovação, mantendo uma continuidade sólida. Com um olhar voltado para o associativismo, Graziella compartilhou os projetos para o próximo ano, destacando a importância de atrair novos membros e garantir a continuidade da associação.
“É época de planejamento estratégico, de fazer agenda, de traçar planos, de fazer calendário anual, de rever parcerias. Precisamos inovar sempre. Então, vem essa batida de trazer coisas novas, de criar muito, de pensar outras formas de fazer, mas com a felicidade e o conforto de uma continuidade possível, de algo que já vinha sendo feito de uma maneira muito boa, muito bem-feita”, afirmou.
Dessa forma, um dos destaques e um marco significativo da ACIGRA foi a conclusão do prédio novo na gestão passada. Após anos de construção, o edifício agora está pronto para ser plenamente utilizado. Segundo a presidente Graziella Isoppo, uma das principais expectativas de sua gestão será colocar a nova sede em funcionamento para atender de forma eficaz todos os associados.
“Uma das expectativas principais será colocar esse prédio em real uso, de uma maneira a ser muito bem aproveitado, porque os últimos anos foram dedicados à construção dele. Então agora ele está pronto agora, a sede está aqui, então com certeza usar e entregar o todo que esse grande equipamento que a ACIGRA tem. Colocar em uso é algo fundamental nessa hora com capacitação, com treinamento, em ter pessoas aqui dentro, usando tanto serviços que a ACIGRA dispõe”, afirmou.
Outro ponto destacado pela presidente foi a disponibilidade de espaços para locação na sede da ACIGRA. Esses espaços podem ser utilizados para treinamentos e eventos, proporcionando à comunidade um ambiente propício para o desenvolvimento profissional. A presidente enfatizou a importância de atrair pessoas para a ACIGRA, transformando o prédio em um hub de atividades e oportunidades.
Além disso, uma agenda de eventos robusta está sendo preparada para o ano, incluindo a feira de emprego e carreira, que foi um grande sucesso no ano anterior. A feira, programada para abril, destaca-se como uma iniciativa que atrai pessoas para o prédio da ACIGRA, fortalecendo o networking e as oportunidades de negócios.
Faculdade do Comércio na Sede da ACIGRA
Desde o final do ano passado, a ACIGRA abriga o polo da Faculdade do Comércio, apresentando uma excelente oportunidade para capacitação e desenvolvimento educacional. Eleita a 5ª melhor faculdade privada em 2022, pelo Guia de Faculdades do Estadão, a FAC chegou em Gravataí através de uma parceria entre a ACIGRA e a Faculdade do Comércio RS, trazendo cursos focados na cadeia produtiva do varejo, comércio e serviços, com objetivo de oferecer a melhor qualificação para aqueles que desejam crescer nestes segmentos.
Com 17 cursos, entre graduação e pós-graduação, todos ministrados na modalidade EAD, e mensalidades a partir de R$ 145, a FAC prepara seus alunos para as novas demandas do mercado, promovendo o desenvolvimento de profissionais de excelência. Dessa forma, para garantir que o processo de aprendizagem seja completo, os estudantes terão à disposição um polo na ACIGRA, para realizar atividades avaliativas e utilizar como ambiente de estudos.
Segundo a presidente Graziella Isoppo, atualmente é importante investir em especializações, visto a necessidade de aprimoramento constante em áreas específicas. “Vivemos a era da especialidade, precisamos nos especializar muito no que fazemos especificamente. Então vem este viés, a exemplo dos materiais de construção, eu vou aprender dentro do meu mercado realmente”, explicou.
No entanto, há um desafio enfrentado pelas empresas, apesar da alta demanda por oportunidades de trabalho, muitas expressam uma dificuldade crescente em encontrar mão de obra qualificada. Esse desencontro entre a oferta e a demanda de emprego destaca a necessidade premente de focar na qualificação profissional.
“Durante a Feira de empregos, encontramos uma fila que faz a volta no quarteirão. E a fala da empresa é: temos escassez de mão de obra, então onde é que está o desencaixe disso? Como há tantas pessoas à procura de trabalho e há a dor da empresa que não consegue mão de obra? Bom, será então bem possível que seja na questão de mão de obra qualificada”, destacou Isoppo.
Compromisso da ACIGRA com a Comunidade:
Um dos compromissos da ACIGRA é agir de maneira contínua frente a desafios. Um exemplo prático foi as doações realizadas pela entidade após o vendaval que atingiu a cidade. A presidente ressalta a importância de pensar em estratégias contínuas e governança, consolidando a ACIGRA como um agente ativo na comunidade.
Para isso, a entidade criou o Comitê de Responsabilidade Social, destacando a necessidade de estratégias contínuas para enfrentar desafios ambientais e crises. A ACIGRA busca agir de maneira proativa, não apenas fazendo doações, mas pensando em estratégias de longo prazo.
Outro ponto fundamental da Associação é o acesso para empresas de todos os tamanhos, onde as demandas, dúvidas e desafios de empresários pequenos são legítimos, tornando a ACIGRA um local de discussão inclusivo e acolhedor.