Prof. Saul Sastre
Diretor de Administração e Finanças do Daer
Doutorando em Administração
Parece difícil falar em empreendimentos promissores em uma época que o nosso País vive a pior crise da sua história contemporânea, mas como sempre aprendemos, em toda a adversidade, sempre existem muitas oportunidades. O professor de Empreendedorismo e Inovação do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), Marcelo Nakagawa, apresentou uma lista dos segmentos mais promissores para 2016, aos quais vale a reflexão.
A linha de raciocínio está centrada na questão financeira, quer seja na possibilidade de colaborar com o aumento de renda das pessoas ou redução de seus gastos, visando um melhor custo benefício. Para o aumento de renda, os exemplos são os mais variados. Podemos citar a Eko Brazil, empresa estabelecida em Cachoeirinha, na Grande Porto Alegre, que faz a venda de seus excelentes produtos através de marketing de rede. Na mesma linha seguem as micro franquias e demais oportunidades que incentivam o trabalho autônomo.
Outra boa iniciativa segue a linha da globalização, com a venda de produtos artesanais para exportação através da Internet. Melhor ainda com o dólar valorizado. As soluções digitais móveis, como aplicativos ou softwares embarcados tendem a continuar crescendo. Talvez o melhor exemplo seja o Uber, que além de gerar competitividade e concorrência, propicia renda para os novos entrantes.
Para a redução de gastos, importante, devido à perda do poder aquisitivo oriunda da inflação e do desemprego, as escolhas de consumo terão como norte o preço baixo e o custo benefício. Soluções mais baratas, desde a compra de carros seminovos em detrimentos dos zero quilômetro. Opções de escolas ou cursos caros por alternativas mais acessíveis. A troca de almoço em restaurantes por refeições trazidas de casa e até mesmo, na possibilidade de sair para jantar ou almoçar fora, a opção por produtos inovadores com preços mais baixos, propiciando experiências de consumo, como no caso dos Food Trucks. Segundo o professor Nakagawa, os trucks são tendências para os mais variados segmentos de comércio e serviços.
Outras alternativas relacionadas com o nosso quotidiano, presentes nos nossos assuntos e pensamentos, tais como o aumento da violência, melhoria da expectativa de vida, a busca pela qualidade no viver, também criam ótimas oportunidades. Aparecem produtos e serviços relacionados com segurança, terceira idade, alimentação orgânica, atividades físicas e outros.
Não há dúvida, oportunidades sempre existem em qualquer mercado e ironicamente tornam-se mais abundantes nos cenários mais difíceis. O certo é que a inovação está ditando as regras e o errado é acreditar que tudo voltará a ser como antes. Se pensarmos bem, é a nossa capacidade de trocar o problema pelo desafio, que está sendo testada.