Empreendedores de Cachoeirinha calculam os prejuízos após enchentes
Na última terça-feira (21), nossa equipe esteve nas ruas acompanhando mais um dia de limpeza dos estabelecimentos de Cachoerinha que foram atingidos pelas águas.
Entre os estabelecimentos afetados está a Super Ar, empresa especializada em ar condicionado automotivo, que reuniu sua equipe e abriu as portas para limpar a loja que foi inundada com mais de um metro de água. De acordo com o proprietário, Júlio César Godoy, a loja ficou fechada por 20 dias, durante este tempo, ele e sua equipe se dedicaram a ajudar nos resgates em áreas afetadas.
“Nossa preocupação maior era pelas vidas. Quando voltamos, vimos que o estrago na loja foi praticamente 100%. Achamos que a água subiria no máximo 50 centímetros, mas foi mais de um metro. Mesmo as coisas que levantamos acabaram tombando com o movimento da água, então a perda foi total”, destacou.
Além dos danos materiais, Júlio ainda precisa calcular os impactos financeiros que as enchentes deixaram para trás. “Só vamos salvar as ferramentas de aço. Os equipamentos elétricos, o escritório e a cozinha foram perdidos. Ainda não calculamos o prejuízo total, estamos focados em descartar os itens danificados para depois reconstruir”, acrescentou.
Outro caso é o da loja Ventral, que fornece frascos de vidro e PET para fabricantes de essências. A proprietária, Ana Paula Möller, estimou um prejuízo de cerca de 60 mil reais e perda de mais de 70% do estoque.
“A água atingiu 80 centímetros de altura, derrubando as caixas empilhadas e causando uma perda de 70 a 75% do nosso estoque. É angustiante não poder trabalhar”, relatou.
A família de Ires Delazeri, proprietária da agência de turismo Boa Companhia e da Gráfica Future, também sofreu com a enchente. Eles ficaram ilhados no apartamento acima dos estabelecimentos, que foram completamente inundados. “Estamos tentando limpar, mas é difícil. A família está bem e isso é o mais importante. Estamos felizes por estarmos juntos e seguiremos em frente”, afirmou.
Os comerciantes de Cachoeirinha aos poucos tentam reerguer seus negócios e vidas, mantendo a esperança e a determinação para superar esta difícil fase.