Texto | Roselaine Vinciprova –
Foto Por|Frederico Mombach
A Ekobrazil Inteligência Ecológica, a cada dia, fideliza mais famílias no Brasil com um sistema econômico, ecologicamente correto e eficiente para limpeza diária e pesada. Seu portfólio com mais de 20 produtos prioriza a alta concentração de princípios ativos e, com isso, a durabilidade é imensamente maior do que os convencionais. Além disso, um único produto pode ter várias utilidades, como limpa vidros, lava roupas e detergente dependendo da diluição utilizada. Para divulgar esse sistema de vantagens, a empresa conta com uma rede de distribuidores independentes.
Hoje os produtos de limpeza consomem grande parte da renda mensal de uma família. É o sabão de roupas, o amaciante, o limpa vidros ou o detergente. A Ekobrazil desmistifica tudo isso e possibilita a economia e a eficiência para seus clientes. As grandes indústrias oferecem muito pouco do poder ativo e o restante é água. Pois a Ekobrazil oferece justamente o contrário: o ativo de limpeza e quem completa com água é o cliente, tudo isso baseado em um produto ecologicamente correto e biodegradável, que não agride o meio ambiente e preserva o planeta.
Aliás, a preservação ambiental é assunto sério na Ekobrazil e está presente em toda a sua política de expansão. Além dos produtos não agredirem o usuário, o meio ambiente e serem biodegradáveis, a pessoa usa somente uma embalagem e vai diluindo o produto principal. São milhares de frascos, rótulos e tampinhas que deixam de serem descartados no ambiente.
Quando fundou a Ekobrazil há nove anos, o diretor presidente Djair Mesquita estudou e aperfeiçoou os produtos para serem realmente excelentes. Mas ele ainda acreditava que era possível fazer mais pelas pessoas. Durante 30 anos trabalhando no marketing multinível queria criar uma rede eficiente baseada no esforço pela meritocracia – cada pessoa faz o seu rendimento baseado na sua produção e dedicação.
Djair Mesquita tem dois sócios Sergio Augusto Pedroso Correa de Souza (Químico Responsável) e Odir José Ciota (Administrativo) e conta com a parceria de toda a família na administração dos negócios, a esposa Rejane, e os filhos Daniel e Augusto. Hoje o plano de marketing da Ekobrazil conta com três níveis: Bronze, Prata e Ouro e nos níveis de liderança Coordenador, Coordenador Regional e Diretor. São mais de 3,5 mil distribuidores presentes em todos os estados do Brasil. Toda semana acontecem reuniões de oportunidades na sede da empresa em Cachoeirinha e em várias cidades do Brasil, as histórias de superação e conquistas emocionam. São pessoas que buscam uma oportunidade ou até mesmo uma renda extra e conquistam a sua estabilidade financeira como distribuidores independentes da Ekobrazil. O grupo conta com homens e mulheres de 18 a 78 anos que desenvolvem o negócio Ekobrazil. São donas de casa, empresários, professores, metalúrgicos, engenheiros e tantos outros que se apaixonaram pela filosofia da empresa.
A qualidade, a rentabilização dos produtos e o cuidado com o planeta são diferenciais potencializados pelo treinamento, motivação e desenvolvimento de cada um dos distribuidores independentes. Quem escolhe vestir a camiseta da Ekobrazil recebe uma injeção de motivação e capacitação através de palestras, encontros e a concorrida Clínica de Liderança, uma imersão de três dias em um hotel com treinamentos de peso e confraternização que acontece a cada quatro meses.
Para Djair Mesquita a proximidade com cada um dos distribuidores independentes garante o foco na lucratividade, mas, sobretudo a aplicação correta dos produtos. “Quando apresentamos o nosso produto a pessoa se surpreende, porque eles são realmente excelentes. Estamos acostumados a pagar caro por produtos que não duram ou que não limpam. Como os nossos são concentrados eles rendem muito e geram uma enorme economia. Um multiuso de 1 litro, por exemplo, rende 100 litros para ser usado em lavagem leve, como limpeza de pisos, vidros e lavagem de roupas”, revela. Tudo isso utilizando apenas uma embalagem, que evita um descarte de 200 embalagens, 200 tampas, 200 rótulos e ainda economia de água, como a linha automotiva que permite lavar, encerar e impermeabilizar um carro inteiro com apenas 500 ml de água.
Hoje o país já é o quarto maior mercado de produtos de limpeza do mundo, ficando atrás apenas dos Eua, China e Japão. Neste sentido a Ekobrazil vê não só uma oportunidade de crescimento, mas também uma forma das pessoas economizarem. A empresa trabalha com a filosofia das quatro economias: a de tempo, de esforço, a financeira e a de água. “Não prometemos milagres, nós oferecemos uma grande oportunidade, que será equivalente ao trabalho, comprometimento e credibilidade do novo distribuidor, para que ele cresça na carreira, através do seu merecimento”, revela Djair. A utilização correta dos produtos é um dos grandes desafios a ser passado para cada um dos distribuidores e também aos clientes. “Capacitamos inclusive as diaristas. Temos que mudar a forma de uso dos produtos, já que a linha Ekobrazil é altamente concentrada”, comenta Rejane Mesquita.
Em 2017 a Ekobrazil comemora sua primeira década de trabalho. Os planos são arrojados como chegar a marca de 10 mil distribuidores no Brasil. Conheça mais sobre os produtos e oportunidades através do site www.ekobrasil.com.br ou pelo fone (51) 3469-5510.