Texto por Rita Trindade
Vivemos em uma corrida frenética e alucinada contra o tempo. Dia a dia planejamos o final de semana, semana a semana contamos os feriados e esperamos ansiosos por aqueles diazinhos de férias. Seguimos nesse ritmo acelerado durante os 365 dias e ao final de cada ano ainda fazemos aquele velho comentário, “nossa, como passou rápido esse ano, nem percebi”. Mas será que passou rápido mesmo ou nós que estávamos tão focados e preocupados com a nossa rotina agitada que não percebemos o óbvio: o tempo está passando e estamos perdendo tempo.
Evidente que é importante planejar, trabalhar, conquistar. Mas é importante também parar, olhar para o lado, perceber. Não somos uma ilha e não estamos sozinhos no universo. Dividimos nosso espaço com outros seres, então por que tanto individualismo? O individualismo é responsável por uma das principais marcas da sociedade atual: a indiferença. Quando alguém é individualista, obviamente não pensa nos anseios e necessidades alheias e nos anseios e necessidades da sociedade como um todo.
Embora esse ritmo individualista esteja presente na maior parte do tempo, parece que ao se aproximar o fim do ano as coisas mudam. É quando o individualismo entra em recesso. Datas como Natal e Réveillon deixam as pessoas mais sensíveis e mais humanas. Com a perspectiva de um novo ano é comum fazer listas de “onde errei”, “o que melhorar”, “metas para o próximo ano”. E os rituais se repetem, mas nem sempre as atitudes mudam.
Mas já que existe a intenção de mudar, que tal se empenhar de verdade para fazer com que o próximo ano seja diferente? Tentar levar uma vida menos agitada, trabalhar menos, cuidar mais da saúde, aproveitar mais. Ser mais humano no sentido da palavra, “bondoso, compassivo”. Nada melhor do que essa época de Natal e virada de ano para iniciar essa mudança, já que esses festejos trazem um clima de renovação.
E já que Natal é tempo de transformação, de solidariedade, comece por fazer o Natal de alguém melhor. Muitos não têm condições de ter uma ceia de Natal, crianças ficam esperando o bom velhinho sem ele chegar. E essas pessoas infelizmente são esquecidas por parte da população. Por outro lado, existe muita gente com vontade de ajudar. Em Cachoeirinha, vários grupos e ONGs estão se organizando para realizar ações de Natal. Aproveite esse clima de solidariedade e ajude também. Confira a seguir algumas iniciativas que irão transformar o Natal de muita gente.
Batalhão De Polícia Militar de Cachoeirinha
O Batalhão da Polícia Militar realizará uma festa no dia 13 de dezembro na EMEI Estrela Guia na Vila da Paz, em Cachoeirinha. Serão beneficiadas 157 crianças de um a cinco anos.
Turma do Bem
A Turma do Bem realizará uma ação de Natal dia 14 de dezembro, na Vila Canarinho. As doações podem ser entregues até dia 12/12. Será oferecido cachorro-quente, refrigerante, guloseimas, doação de alimentos não perecíveis, leite e roupas. Haverá também distribuição de presentes pelo Papai Noel, cama elástica e concurso de melhor redação com premiação de bicicletas. Quem quiser ajudar com doações pode entrar em contato com Aline (51) 3471.1771, Angela (51) 8175.7512 ou Dávia (51) 9300.2956.
Projeto Luz e Centro Social Cristão
A ação será para ajudar no almoço de Natal das crianças da Vila Navegantes, assistidas pelo Centro Social Cristão. Doações podem ser entregues na Câmara Municipal de Vereadores, localizada na Rua Manatá 565, sala 7 ou 16 até o dia 12 de dezembro. A festa será dia 14/12. Para mais informações entre em contato pelos fones (51) 3470.8866 ou (51) 3470.8807 à tarde. Essa iniciativa é uma parceria do Projeto Luz com o Centro Social Cristão da Vila Navegantes.
Correios
O projeto Papai Noel dos Correios tem o objetivo de responder às crianças que escrevem ao Papai Noel por meio do envio da carta-resposta e atender, dentro do que for possível, aos pedidos de presentes das crianças em situação de vulnerabilidade social. Pessoas, empresas ou entidades podem adotar as cartinhas e presentear as crianças com seus pedidos de Natal. Interessados podem adotar as cartinhas até dia 19 de dezembro. O ponto de adoção de cartas é na Casa do Papai Noel – Espaço Cultural dos Correios, localizada no térreo do Memorial do RS, Rua Sete de Setembro, 1020. Horário de atendimento de segunda a sexta das 9h às 17h e sábado das 9h às 12h. Para mais informações ligue para (51) 3221.7272.