Ser solidário também faz parte do aprendizado acadêmico. Essa é a proposta da disciplina “Atividades Extensionistas’, instituída pelo Ministério da Educação, desde 2018, e colocada em prática pelos estudantes do Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (Cesuca).
O programa Viva Mulher, coordenado pela Prefeitura de Cachoeirinha e que atende mulheres que tiveram ou estão em tratamento do câncer de mama e de útero foi o escolhido pelos alunos da instituição. Eles receberam a doação de um lote de tampinhas plásticas arrecadadas na sede da faculdade, ao longo de dois meses.
A aluna Patrícia Coppola, estudante de psicologia, junto com Vinícius Dapper e Fabrício Porto Soares, ambos do curso de educação física, foram os representantes dos discentes da Cesuca. A primeira-dama Fabi Medeiros recebeu a doação na sede da empresa Macrosul Embalagens, junto com a empresária Elenir Poncio Santos que fará a compra do material doado.
Todo o lucro obtido com a venda das tampinhas será revertido para o Programa Viva Mulher e para o grupo “As Vitoriosas de Cachoeirinha”. Fabi Medeiros explica que os recursos obtidos serão para ampliar a oferta de serviços e ações para a saúde da mulher, para a realização de exames que não tem cobertura ou que a espera seja muito demorada pelo SUS, na prevenção e tratamento do câncer. “Ficamos honrados por sermos escolhidos pelos os alunos da Cesuca e estas ações irão beneficiar de forma direta às mulheres do nosso município”, destaca.
Nos próximos dias será colocado na Faculdade Cesuca e em demais pontos da cidade, recipientes de coletas das tampinhas. A meta é realizar uma segunda etapa do projeto e beneficiar outras entidades.
Fonte – Secom Prefeitura de Cachoeirinha