As crianças e adolescentes atendidos por projetos sociais desenvolvidos pela Prefeitura de Gravataí viveram uma experiência marcante de aproximação da vida rural. Os jovens conheceram, no mês de maio, três propriedades de agricultores familiares do município e aprenderam sobre a origem dos alimentos e da lida com os animais.
No primeiro dia de visitas, estiveram nas terras da produtora Anete Caliari da Silva. A área localizada na Costa do Ipiranga se destaca pela variedade de produtos cultivados. Anete falou aos jovens um pouco sobre a rotina de trabalho e fez demonstrações das colheitas de aipim e de amendoim.
A segunda área visitada fica no Morro Agudo e pertence à família Fernandes. Anita e os filhos Anildo e João Arildo de Melo Fernandes se dedicam para a produção de hortaliças. Chamaram a atenção dos visitantes as várias fases de cultivo (mudas, formação das cabeças de repolho e floração do brócolis) e uma vaca com cria recém-nascida.
A experiência do grupo foi complementada com a visita ao Sítio da Família Culau. Repolho, couve-flor e berinjela colorem a produção. Os produtores Júnior César Culau e Alexandre Culau (pai e filho), plantam ainda alface, rúcula, abobrinha e aipim.
Fonte – Secom Gravataí