Confira como será a nova Sede da Associação Pais e Amor que inaugura hoje em Cachoeirinha
Após uma espera de sete anos, a nova sede da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Cachoeirinha, conhecida como Pais e Amor, está finalmente concluída e pronta para ser inaugurada. O evento está marcado para a tarde desta quinta-feira (29) e representa um marco significativo no apoio e acolhimento às famílias e pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
Segundo a presidente da Associação, Cátia Medeiros, a nova sede é um sonho que foi sonhado em conjunto, após anos de muitas buscas financeiras, colaboração da comunidade e do poder público finalmente a nova sede será inaugurada. “Sempre disse que nosso sonho era grande e hoje esse prédio simboliza a realização desse sonho enorme e dessa imensa esperança que a gente deu os autistas de Cachoeirinha, que a gente consiga realizar o atendimento de excelência que eles merecem”, destacou.
Inicialmente, a parte térrea da sede será inaugurada, incluindo banheiros adaptados, uma sala de terapia integrativa e um espaço de convivência, destinado a diversas atividades.
Projetos novos na Pais e Amor
Além disso, a partir de segunda-feira, dia 4 de março, o espaço da nova sede abrigará o Projeto Todos no Jogo, uma iniciativa do Governo do Estado que destina recursos para o desenvolvimento de projetos esportivos voltados às pessoas com deficiência intelectual. A Pais e Amor com parte integrante do Programa oferecerá aulas de dança, circuito e outras atividades esportivas, com o apoio de educadores físicos e pessoal de suporte para os autistas mais severos.
“O Todos no Jogo é um projeto que viabiliza a parte esportiva então nós teremos educador físico, aula de dança, circuito, balé, judô vamos ter três pessoas de apoio para ajudar com os autistas mais severos e que precise de mais suporte e começamos na segunda-feira a prestar esse atendimento então, segunda-feira estamos com as nossas portas abertas”, ressaltou a presidente.
Apesar da alegria pela inauguração, a presidente destaca que as obras ainda não foram concluídas e solicita o apoio de todos para a inauguração do segundo andar. “No segundo andar teremos mais salas e outro espaço de convivência para continuar oferecendo um atendimento de qualidade. Ainda estamos buscando recursos para viabilizar a continuidade dessa obra, que é um grande sonho para nós”, concluiu Medeiros.
Apoio e acolhimento para 400 famílias
Atualmente, a Associação Pais e Amor conta com 400 famílias associadas e desempenha um papel crucial no suporte às pessoas autistas da região, oferecendo acolhimento psicológico, assistência social, apoio jurídico voluntário e atividades de conscientização sobre o autismo em Cachoeirinha.
O pavilhão, abrigará atividades de acompanhamento multidisciplinar e atendimentos com profissionais voluntários, promovendo uma maior integração dos autistas na sociedade e oferecendo continuidade a projetos de motricidade, artes, cursos e grupos de convivência.