Com recorde de inscrições, 7º Festival de Teatro de Gravataí se consolida como um dos maiores do país
O 7º Festival de Teatro de Gravataí (FETEG) – Edição Especial Festival Multicultural registrou 193 inscrições de grupos de teatro e outras manifestações artísticas. O evento, que se consolidou como um dos principais do Brasil, recebeu propostas de diversas regiões do país, com 122 inscrições do Rio Grande do Sul, 32 de São Paulo, 16 de Santa Catarina e 10 do Rio de Janeiro. Além disso, grupos de estados como Paraná, Goiás, Alagoas, Ceará, Mato Grosso e Bahia também participaram.

Com recorde de inscrições, 7º Festival de Teatro de Gravataí se consolida como um dos maiores do país
As inscrições, que encerraram no dia 9 de março, agora estão em fase de avaliação pela Comissão de Curadoria do Festival. Os critérios de seleção incluem a qualidade artística, a diversidade de linguagens e o histórico dos grupos. A lista dos selecionados será divulgada via e-mail e nas redes sociais da Prefeitura de Gravataí e do Sesc Gravataí.
Neste ano, o FETEG ampliou sua programação para incluir não apenas apresentações de teatro, mas também de dança, circo, música e outras manifestações culturais. A mudança visa fortalecer a cena cultural de Gravataí e ampliar o intercâmbio artístico entre a cidade e outras regiões. Além disso, o evento busca fomentar a economia da cultura local e atrair um público diversificado.
A programação do FETEG será dividida em três eixos principais: Eixo Artístico, com apresentações de diversas linguagens culturais; Eixo Formativo, com oficinas e atividades educativas; e Eixo Reflexivo, com encontros e práticas críticas. As atividades ocorrerão em diversos espaços da cidade, como o Teatro do Sesc Gravataí, Praça da Bíblia, Casa de Cultura, Biblioteca Pública e outros locais públicos, garantindo acesso amplo à população.
O festival é realizado pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), em parceria com o Sesc Gravataí e com o apoio da Praça Mall e do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). O evento conta com financiamento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC/RS), da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.