Colégio Sinodal Prado recebe Robô Fanuc para formação de jovens dos cursos profissionalizantes
Aconteceu na tarde desta sexta-feira (22), a solenidade de entrega da Célula Robotizada para o Colégio Sinodal Prado, uma parceria entre a General Motors, Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, AGTI e o Sesi. O evento foi considerado um marco histórico em direção à inovação e ao progresso tecnológico, possibilitando a formação de uma nova geração de jovens inseridos na indústria 4.0.
Porém, essa história começou há mais de 7 anos. O engenheiro Anderson Germano Pereira Domingues, colaborador da General Motors há mais de 20 anos, desejou, naquela época, que existisse a possibilidade de formar jovens ao lado de uma tecnologia tão avançada. Com o passar do tempo, o sonho ganhava a cada dia mais aliados e tornava-se um desejo coletivo.
O braço robotizado tem um custo de aproximadamente R$ 1 milhão, e Gravataí é a única cidade do Estado a oportunizar essa qualidade na formação dos jovens utilizando um Robô Fanuc. Os cursos profissionalizantes oportunizados pelo Colégio Sinodal, em parceria com a General Motors, têm ganhado destaque no cenário nacional da inovação, com iniciativas premiadas. Atualmente, existem três formações: Explorando a Programação PLC, Fundamentos da Robótica Industrial e Robótica Industrial. Podem participar alunos de outras instituições da rede pública ou privada.
A Diretora da Escola Sesi de Gravataí, Graziela Bianca Baldisseru, afirmou que esse era um sonho de muito tempo. “O Sesi pensa socialmente, não mediremos esforços para manter essa iniciativa em Gravataí para todos os jovens, independente da escola onde estejam, seja pública ou particular”, revelou.
A Presidente da AGTI, Anyuska Cusato, garantiu que essa parceria irá moldar o futuro dos jovens inseridos no campo da robótica e da Inteligência Artificial. “Estamos na vanguarda do avanço tecnológico”, falou durante seu discurso. A Presidente do Instituto General Motors, Daniela Kraemer, disse que esse é um exemplo de como se faz uma boa parceria, através do social e da comunidade.
O Diretor do Colégio Sinodal, Tiago Becker, lembrou que a escola é formada pelo olhar comunitário, pelas famílias, pelo poder público, pelas empresas e pelos alunos. “Nossos cursos técnicos estão formando jovens que são protagonistas na sociedade”, celebrou.
O Prefeito Luiz Zafalon finalizou que esse é o exemplo da importância de a cidade contar com uma Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, sob o comando da Selma Fraga, uma liderança que oportunizou que todas as peças se encaixassem.
Mais informações sobre os cursos em https://robotica.sinodalprado.com.br/ (o site foi desenvolvido pelos alunos em apenas dois dias).
Gravataí é a única cidade do RS a formar jovens com aulas práticas em um Robô Fanuc.