Colégio Sinodal Prado Gravataí reúne mais de cem estudantes para a 45ª Amostra de Teatro da Rede Sinodal
Na última quarta-feira (25), teve início a 45ª Amostra de Teatro da Rede Sinodal (ATESE), realizada pela primeira vez no Colégio Sinodal Prado Gravataí. O evento, que reúne dez escolas e mais de 140 alunos, segue até sexta-feira (27).
Considerada o maior encontro de teatro estudantil da América Latina, a ATESE, que existe há 45 anos, envolve centenas de estudantes. Neste ano, além de Gravataí, a amostra teatral está sendo realizada nas escolas de Lajeado e Brusque. Durante três dias, alunos de diversas cidades do Rio Grande do Sul apresentarão peças de teatro com temas variados para a comunidade. Após cada apresentação, há uma discussão em torno do que foi apresentado.
De acordo com o diretor do Colégio Sinodal Prado, Tiago Becker, a realização da ATESE reforça o compromisso da instituição com a valorização da cultura dentro da educação. “O teatro é uma arte que nos acompanha desde a Grécia Antiga e fala muito sobre o ser humano. Na escola, além de ser visto como arte, ele é fundamental para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como desinibição e comunicação”, destacou.
Além disso, um dos objetivos do evento é integrar os alunos em torno da arte e ensinar a comunidade escolar a apreciar a arte cênica. Segundo o diretor, muitos roteiros que serão apresentados foram escritos pelos próprios estudantes, o que demonstra o profundo envolvimento deles no processo.
A noite de apresentações da ATESE foi aberta pelo grupo de teatro do Colégio Sinodal Prado, Ratos de Palco, que apresentou o espetáculo “Sobre Aqueles Que Ficam”, dirigido pela professora Cláudia Carvalho. A peça aborda a reunião de seis amigos no apartamento de um companheiro falecido, onde eles enfrentam a tarefa de esvaziar o local e lidar com as lembranças. A história explora como a dor da perda é transformada em compreensão sobre o valor dos momentos compartilhados.
A programação da 45ª ATESE segue com diversas apresentações até o encerramento na sexta-feira.
Cronograma da 45ª ATESE
26 de setembro (quinta-feira)
8h – Colégio Rui Barbosa Espetáculo: “Mendigas e Magnatas”. Gênero: Comédia. Direção: Prof.ª Adriana Turconi Kissmann.
8h50 – Debate (20min)
9h10 – Instituição Evangélica Novo Hamburgo IENH – Grupo Não Temos Nome Ainda Espetáculo: “Vozes do Passado”. Gênero: Drama. Direção: Prof. Fábio Ferraz.
10h – Debate (20min)
10h50 – Instituto Ivoti – Grupo Cereja do Palco Espetáculo: “Os Românticos Ratos do Trilho do Trem”. Gênero: Comédia Dramática. Direção: Prof.ª Jaqueline Mayer.
11h40 – Debate (20min
13h30 – Colégio Evangélico Panambi – Grupo Etc&Tal Espetáculo: “Fora do Ar”. Gênero: Comédia. Direção: Prof.ª Nicole Dieter Previatti.
14h20 – Debate (20min)
14h40 – Instituto Sinodal Da Paz – Grupo Cata-Vento Espetáculo: “A Farsa do Advogado Pathelin”. Gênero: Farsa. Direção: Prof. Anderson Ney Farias.
16h30 – Apresentação do Coral Infanto Juvenil Si – Fu – Xi – Prado
17h30 – Colégio Evangélico Alberto Torres CEAT – Grupo Art&Manha Espetáculo: “Léo e Bia”. Gênero: Drama. Direção: Prof.ª Cristiane Schneider.
18h20 – Debate (20min)
27 de setembro (sexta-feira)
7h30 – Recepção e Apresentação da Banda Sinodal Prado
8h – Colégio Mauá – Grupo Artuando Espetáculo: “Dissonância”. Gênero: Poético/Comédia/Absurdo. Direção: Prof.ª Simone Bencke.
8h50 – Debate (20 min)
9h10 – Colégio Divino Mestre – Grupo Aluar de Experimentações Cênicas Espetáculo: “Para Que Não Aconteça Novamente”. Gênero: Teatro de Protesto. Direção: Prof. Fernando Krueger.
10h – Debate (20 min)
11h – Colégio Dorothea Schäfke Espetáculo: “As Casadas Solteiras”. Gênero: Comédia. Direção: Prof.ª Manoela Wilhelms Wolff.
11h50 – Debate (20 min)