Colégio Sinodal Prado Gravataí: inovação e humanização na Educação Infantil
A educação infantil no Colégio Sinodal Prado Gravataí se destaca por sua abordagem inovadora e humanizada, que prioriza o desenvolvimento integral das crianças sem o uso excessivo de tecnologias. Com uma filosofia educacional centrada na criação de conexões significativas, a instituição busca formar indivíduos preparados para os desafios futuros, sem perder de vista a importância das interações humanas no processo de aprendizagem.
A filosofia educacional do Colégio Sinodal Prado Gravataí destaca que o desenvolvimento infantil deve ser construído através de interações que promovam a inteligência emocional, social e cognitiva das crianças. Segundo a equipe pedagógica, o objetivo não é apenas ensinar conteúdos, mas também facilitar a criação de conexões significativas entre as crianças, seus colegas e os educadores. “Nós acreditamos que a inteligência vem pelas conexões, pela simbolização e pela significação que as crianças constroem ao longo de suas experiências”, explica a Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil, Cynthia Von Muhlen.
Para isso, as atividades são cuidadosamente planejadas para incentivar a autonomia, a organização e a compreensão do ambiente ao redor. As crianças são estimuladas a utilizar materiais didáticos que promovem a criatividade e a solução de problemas, sempre com o apoio dos educadores que atuam como facilitadores do processo de aprendizagem.
Contextos de Aprendizagem da Educação Infantil
A abordagem educacional do Colégio Sinodal Prado Gravataí é fundamentada em três contextos de aprendizagem, onde cada um deles contribui para um desenvolvimento integral das crianças:
-
Espaço de Construção com Materiais Não Estruturados
Este espaço foca na utilização de materiais não estruturados para estimular a criatividade e a organização do pensamento das crianças. No espaço de construção, as crianças têm a liberdade de criar e dar funcionalidades aos materiais à sua disposição. A abordagem “maker” e o protagonismo infantil são incentivados, permitindo que as crianças explorem, resolvam problemas e desenvolvam suas próprias soluções durante as construções.
-
Ateliê de Pesquisa e Criatividade
O ateliê é um espaço dedicado à pesquisa e experimentação criativa. As crianças são convidadas a participar de processos de pesquisa, utilizando materiais diversos como diferentes tipos de argila. A proposta é incentivar a exploração e a expressão criativa, permitindo que as crianças investiguem e experimentem novas ideias. Esse espaço promove o pensamento crítico e a resolução de problemas em um ambiente de colaboração com os colegas.
-
Espaço Externo e Conexão com a Natureza
O espaço externo do colégio é projetado para respeitar os direitos naturais das crianças e fomentar a conexão com a natureza. Inclui áreas como a cozinha de lama e a horta, onde as crianças aprendem fazendo e exploram a natureza de forma prática e significativa. Esse ambiente estimula a criatividade, promove a colaboração entre grupos e fortalece a autoconfiança das crianças ao permitir que se conectem com o meio ambiente e realizem atividades ao ar livre.
Telas como recurso e não como rotina
Uma das características mais marcantes do Colégio Sinodal Prado Gravataí é a decisão de limitar o uso de telas no ambiente escolar. Embora as tecnologias estejam disponíveis, elas são usadas de forma restrita e consciente, apenas quando necessário para complementar as atividades pedagógicas. Essa abordagem reflete a crença de que as experiências sensoriais e as interações diretas são mais eficazes no desenvolvimento infantil do que a exposição precoce e constante a dispositivos eletrônicos.
“Não fazemos uso de telas na rotina diária das crianças. Elas estão presentes como um recurso, mas não são parte integrante do processo de aprendizagem. Isso permite que as crianças se concentrem mais nas atividades propostas e desenvolvam habilidades essenciais, como a organização do espaço e a interação com os colegas”, destaca a Coordenadora de Ensino da Educação Infantil, Jessica Vieira Martins.
Acolhimento e prazer na aprendizagem
O ambiente escolar é cuidadosamente preparado para ser um espaço acolhedor, onde as crianças se sintam confortáveis e felizes. A estética do ambiente é pensada para ser atraente e estimulante, com cores vivas e elementos que tornam o espaço convidativo. Segundo as educadoras, esse cuidado com o ambiente físico é essencial para criar um clima de bem-estar que favoreça o processo de aprendizagem.
Além disso, o colégio valoriza a felicidade e o bem-estar dos próprios educadores, acreditando que um ambiente de trabalho positivo reflete diretamente na qualidade do ensino oferecido. “É fundamental que todos se sintam felizes trabalhando aqui. Acreditamos que um educador que se sente acolhido e valorizado transmite essa mesma energia para as crianças, criando um ciclo positivo de aprendizado e desenvolvimento”, afirma a coordenação.
Os resultados dessa abordagem inovadora têm sido positivos, tanto para as crianças quanto para as famílias. As crianças demonstram maior tranquilidade, organização e capacidade de concentração, o que é percebido não só pelos educadores, mas também pelos pais.
O Colégio Sinodal Prado Gravataí se destaca por sua abordagem diferenciada na educação infantil, fundamentada em três contextos de aprendizagem muito bem definidos, que visam o desenvolvimento integral das crianças. Com um ambiente acolhedor, práticas pedagógicas inovadoras e o uso consciente da tecnologia, a instituição se posiciona como um exemplo de como a educação infantil pode ser transformadora, preparando as crianças para um futuro em que as interações humanas e a criatividade serão cada vez mais valorizadas.