Clovis Henrique Scherer, 82 anos, é natural de Passo Fundo e veio para Porto Alegre para estudar. Formou-se como Engenheiro Agrônomo e foi trabalhar na Secretaria de Agricultura do RS. Com o avanço nos estudos do arroz foi transferido para a Estação Experimental do Arroz. Dedicou a sua vida para melhorar a qualidade, eficiência e resposta do arroz. Chegou a ser diretor da Estação Experimental do Arroz.
Marcou seu nome na história também por ser o primeiro presidente do Rotary Club Cachoeirinha, fundado em 1971, com o empenho de rotarianos do Rotary Club Lindóia- Passo D’Areia que vislumbravam na região um potencial grande para realizar projetos da maior Organização Não Governamental do mundo. Clovis e sua esposa Renata Mariana Scherer, 77 anos, participaram ativamente do início da entidade e também da vida de Cachoeirinha nesta época. Moravam muito próximo ao Irga e foi ali que tiveram seus três filhos: Alexandre, Ricardo e Lisiane. Lembram inclusive de um fato inusitado, o dia em que um avião não conseguiu decolar e caiu próximo ao Cadop.
As primeiras reuniões do Rotary aconteciam dentro do Irga, onde foram passados os conhecimentos, procedimentos, responsabilidades e o objetivo principal da entidade que é servir ao próximo: dar de si antes de pensar em si. Renata lembra que por muitas vezes foram as esposas que preparavam os jantares para as reuniões do clube. Clovis e Renata lembram com carinho da amizade, companheirismo e passeios feitos com o Rotary.
Clovis foi professor durante muitos anos no Cadop, dava aulas de mecânica, ensinando o manejo dos tratares, conservação, lavagens e regulagem. Continuou a lecionar mesmo depois da aposentadoria. Uma de suas paixões foi o cultivo de orquídeas, chegou a ter mais de duas mil variedades e virou referência na região como orquidófilo. Mas seu maior orgulho foi a sua contribuição na área de fertilização do arroz. “Melhoramos a qualidade e quantidade na produção de arroz.”, revela.