CineSolar traz cinema ao ar livre movido a energia solar para Cachoeirinha
No próximo dia 7 de maio, Cachoeirinha, receberá o CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil. A sessão acontecerá na EMEB Portugal, localizada na Rua Borges de Medeiros, 90, bairro Parque Espírito Santo, às 19h. A entrada é livre e os filmes serão exibidos em uma tela ao ar livre, com recursos de acessibilidade.
O CineSolar não é apenas uma opção de entretenimento, mas também uma oportunidade de vivenciar sustentabilidade, ciência e tecnologia em família. O projeto oferecerá diversas atividades, incluindo uma oficina de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens. Além disso, serão exibidos curtas-metragens infantis, um curta produzido por alunos da cidade e a animação nacional “Chef Jack – O Cozinheiro Aventureiro”.
A iniciativa é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da RGE, empresa do Grupo CPFL Energia, e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal de Cachoeirinha. Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar, destaca a importância do projeto como uma alternativa de programação cultural gratuita e ao ar livre para todas as pessoas, especialmente em um contexto onde apenas 9% das cidades brasileiras têm cinema.
O protagonista do evento é o furgão do CineSolar, uma estação móvel que integra ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. O veículo é adaptado com placas fotovoltaicas no teto, que transformam a luz solar em energia elétrica para alimentar todo o cinema, incluindo sistema de som, projeção e tela. Além disso, o furgão oferece uma experiência lúdica, ensinando como a luz do sol se converte em energia elétrica.
Durante sua estadia na cidade, o CineSolar também realizará a Oficinema Solar com alunos da EMEB Portugal. Esta oficina tem como objetivo sensibilizar os estudantes sobre questões ambientais e introduzir aspectos básicos da linguagem audiovisual, utilizando a técnica de animação em stop motion.
O Circuito CPFL 2024, do qual o CineSolar faz parte, será realizado em 95 cidades de cinco estados brasileiros. Além das sessões de cinema, o circuito também promoverá oficinas em escolas públicas, com foco em linguagem audiovisual e técnica de animação em stop motion.
O CineSolar
O CineSolar, lançado há 11 anos pela Brazucah Produções, já realizou cerca de 2300 sessões e 690 oficinas para mais de 341 mil pessoas em todo o Brasil. O projeto, que cumpre 10 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tem como missão democratizar o acesso às produções audiovisuais, promover ações sustentáveis e inclusão social, além de difundir a tecnologia da geração de energia solar.
O evento conta com o patrocínio institucional da Mercedes-Benz – Cars & Vans Brasil, patrocínio solar da Clarios – com a bateria Heliar e a Freedom Estacionária e parceria solar da EnergySeg Engenharia. Além disso, o CineSolar realiza ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade Internacional da Paz), e contribui para a compensação de carbono em parceria com a Ecooar, tendo já plantado 262 árvores em área de manancial, em Garça/SP.