A Chevrolet mostrou no início de novembro uma edição especial do Camaro e um conceito da picape Colorado, que estreiaram no maior evento do mundo de customização de veículos, o Sema, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Já nos últimos anos de sua 5ª geração, o Camaro ganhou rodas de 20 polegadas, uma faixa de cor diferente que vai do para-choque dianteiro até a lateral, aerofólio traseiro da versão mais esportiva ZL1 e interior exclusivo em vermelho.
De acordo com a fabricante, já foram emplacadas 400 mil unidades desta geração do esportivo, que foi lançado em 2009. Apenas neste ano, as vendas cresceram 8% de janeiro a outubro, nos Estados Unidos. A Commemorative Edition chega às lojas norte-americanas no primeiro semestre de 2015. Já a Colorado Performance Concept foi criada em parceria com o campeão de motocross Ricky Carmichael, para facilitar o transporte de motocicletas na caçamba.
Toyota batiza carro a hidrogênio; Honda diz que terá rival em 2016
A Toyota anunciou no dia 17 de novembro que o seu primeiro carro comercial movido a hidrogênio, com lançamento previsto para abril de 2015, será chamado de Mirai, que significa “futuro” em japonês. Ainda chamado de FCV (Fuell-Cell Vehicle), o modelo foi mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo, mas está longe do mercado nacional. Ele será vendido primeiramente no Japão e depois nos Estados Unidos, com preço estimado de US$ 70 mil (cerca de R$ 170 mil).
Rival – O Mirai é anunciado como o primeiro carro com a tecnologia de “pilha de hidrogênio” a ser feito em grande escala, mas já tem um rival. A Honda mostrou também recentemente uma nova versão do FCV Concept – base para o modelo final, que ganhará as ruas japonesas em março de 2016, antes de Europa e Estados Unidos.
Carro ‘faz’ água – Como funciona a tecnologia? É semelhante aos híbridos que podem ser carregados na tomada (plug-in), mas em vez de energia elétrica, tem tanques de hidrogênio de alta pressão. Em uma estação, o hidrogênio é quebrado em 2 moléculas, o que gera uma descarga elétrica. Essa energia é direcionada a um conversor de tensão, que alimenta uma bateria. O resultado dessa reação é água, que sai pelo escapamento.
Desenvolvimento – O uso de hidrogênio como combustível é estudado pela indústria há pelo menos duas décadas – todas as grandes montadoras já apresentaram protótipos. A Honda realiza testes experimentais com clientes desde 2005 nos EUA, com o FCX e o FCX Clarity. De acordo com as duas montadoras, tanto o Mirai, quanto o FCV Concept, têm autonomia para até 700 km com uma carga de hidrogênio, e a recarga duraria apenas 3 minutos.