Casarão dos Bina reabre como centro cultural em Gravataí
Após restauração iniciada em 2023, o Casarão dos Bina, um dos prédios mais antigos do município, reabre suas portas à comunidade no dia 7 de novembro, às 18h30. Construído em 1882, o edifício histórico passou por obras de restauro, incluindo recuperação de paredes, telhado, substituição de assoalho e reforma da rede hidráulica.
O objetivo da restauração é preservar o patrimônio histórico e transformar o espaço em um centro cultural. No local, serão oferecidas oficinas de dança, música e teatro voltadas para crianças e jovens da rede municipal em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o Sesc.
Além disso, o espaço também servirá como um local de memória, abrigando itens doados pela família de Carlos Bina, antigo proprietário, que estarão expostos em uma área dedicada à história do município.
De acordo com o prefeito Luiz Zaffalon, o Casarão dos Bina já é conhecido pela população mais antiga da cidade e agora os mais jovens também poderão usufruir do espaço.
“Este é um momento muito especial para a cultura de Gravataí, com o resgate do patrimônio histórico do nosso Município. As gerações mais antigas já conhecem o Casarão dos Bina, um edifício que está no coração dos gravataienses. E agora também os mais jovens terão contato com a nossa história, com exposições e oficinas de arte e cultura”, afirmou.
Para o secretário adjunto de Governança, Comunicação e Cultura, Giulliano Pacheco, o restauro do Casarão dos Bina preserva a história da cidade, além de promover a cultura e o turismo.
“O restauro do Casarão dos Bina desempenha um papel fundamental na preservação do patrimônio histórico da nossa cidade. Por meio desta iniciativa, é possível manter viva a história do local, além de promover a cultura e o turismo. O restauro arquitetônico também contribui para a valorização do patrimônio histórico, tornando o casarão um ponto de referência e orgulho para a comunidade local”, destacou.