Casa das Startups: Impulso à Inovação e ao Empreendedorismo
Na manhã desta terça-feira (22) inaugurou a Casa das Startups em Gravataí, a primeira incubadora de tecnologia do município, que começa a funcionar com mais de 10 startups e 80% do seu espaço ocupado.
Localizada no Parque Tecnológico PradoTech, inicialmente abrigará startups aceleradas no Programa Startup Gravataí e iniciativas independentes do próprio Parque Tecnológico.
Além disso, a Casa que é focada em inovação, conta com estrutura de coworking, salas individuais e uma arena de eventos para fomentar o desenvolvimento das novas empresas.
A CEO do PradoTech Susana Kakuta, explica que o Instituto Prado, órgão gestor do PradoTech, tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo de inovação, mas que para colocar um projeto como o Parque em funcionamento foi necessário o apoio de muitos parceiros.
“O parque funciona com o conceito de tríplice, porque reúne uma serie de atores, cada um com seu papel específico e a soma destes esforços faz o parque acontecer”, afirma.
De acordo com a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict), Selma Fraga, a Casa das Startups é um marco para a cidade e um sonho realizado.
“Hoje não é apenas mais um dia, é um divisor na história de Gravataí, estamos aqui para celebrar a realização de um sonho e não qualquer sonho, mas aquele sonhado coletivamente”, destaca.
Além das startups a Casa abrigará uma base da Smict, que servirá para receber visitantes e empreendedores que queiram investir ou conhecer os projetos do município e das empresas incubadas.
“Estamos testando seis soluções inovadoras para Gravataí e mostrando para todo o Brasil que nossa cidade é o lugar ideal para o empreendedorismo e validação de novos produtos”, afirma a secretária Selma Fraga.
Assinatura da parceria entre Prefeitura e Instituto Prado de Inovação, Ciência e Tecnologia
O prefeito Luiz Zaffalon, juntamente ao presidente do Instituto Prado de Inovação, Ciência e Tecnologia Carlos Gerdau Johanpeter, assinou o convênio de parceria entre as instituições.
De acordo com o presidente do Instituto Prado, a Casa tem um papel fundamental na transformação e desenvolvimento da sociedade.
“Esta construção que estamos comemorando hoje, tem a missão de transformar a sociedade através do empreendedorismo, da tecnologia e da educação”, afirma Johanpeter.
O RS tem se destacado como o Estado mais inovador do país e tem consolidado um conjunto expressivo de Parques e incubadoras, o que de certa forma o diferencia e o prepara para competição global.
Gravataí vem se tornando uma referência em inovação e tecnologia através de seus programas de incentivo ao empreendedorismo, se destacando e sendo reconhecida com a Certificação Gestão Inovadora 2023.
Para o Prefeito Luiz Zaffalon, a Casa das Startups é a materialização de um sonho coletivo, além de ser a prova de um governo que promove a inovação.
“Isso é um trabalho nosso, de um governo que se preocupa com inovação, essa Casa das Startups, é uma marca do nosso governo, vida longa a tecnologia, vida longa ao PradoTech”, concluiu.
Além da parceria firmada entre a Prefeitura e Instituto, houve a assinatura do primeiro processo de aceleração da Casa das Startups.
O convênio firmado entre o Instituto Prado de Inovação, Ciência e Tecnologia e a Semente Negócios, sendo representada por seu sócio-diretor Marcel Boff, tem o apoio do Sebrae RS e inicia o processo em outubro deste ano.