Casa das Startups celebra um ano de operação com foco no fortalecimento da inovação em Gravataí
Na última quarta-feira (21), a Casa das Startups, situada no Parque Tecnológico PradoTech, em Gravataí, completou seu primeiro ano de funcionamento. Para marcar a data, o Instituto PradoTech organizou um evento que reuniu especialistas e empreendedores, destacando as conquistas do espaço ao longo desse período.
A celebração incluiu uma palestra sobre Inteligência Artificial, conduzida por Juan Pablo Boeira, que, em suas palavras, daria um “Letramento em IA” para os participantes, destacando como a humanidade vem se adequando com o uso das IAs dentro das organizações. Em seguida, o fundador do Instituto Prado, Carlos Gerdau Johannpeter, conduziu uma sessão de perguntas e respostas com o palestrante e o Secretário Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia de Gravataí (SMICT), Robson Andrei. O evento também contou com um momento de confraternização durante um happy hour, permitindo que os participantes trocassem experiências.
Inaugurada em agosto de 2023, a Casa das Startups foi a primeira incubadora de tecnologia do município e tem sido essencial para o desenvolvimento do ecossistema de inovação local. Atualmente, o espaço possui 11 startups residentes, além de outras sete investidas por meio do fundo de investimentos do PradoTech, em parceria com a Ventiur. Ao todo, cerca de 25 startups fazem parte do ecossistema e estão diretamente ligadas à Casa das Startups.
O gestor da Casa das Startups, Christian Antunes, destacou a importância do espaço para a comunidade empreendedora de Gravataí. “O fato de existir um ambiente, um hub, de poder criar conexões, assim como a gente está fazendo agora nesse evento, já é por si só um grande valor que a gente agrega para a comunidade. Mas eu acho que o principal deles é a gente conseguir cada vez mais ter negócios de sucesso surgindo aqui dentro”, afirmou.
O Secretário da SMICT, Robson Andrei, ressaltou a necessidade de expandir a infraestrutura para atender à crescente demanda. “Queremos ter mais Casas das Startups. Hoje temos esta, e temos 10 startups que são incubadas junto com um projeto de parceria com a Unitec. Uma pequena parte do Tecnosinos incuba essas startups aqui. Porém, temos em torno de 60 a 80 startups no município e hoje a gente não tem espaço para comportar todas. Então, queremos criar outros hubs para trazer mais modelos de aceleração e incubação, tanto com a academia quanto com o setor privado”, concluiu.