Casa Arte Sesc é lançada em Gravataí com atividades gratuitas para jovens no Casarão dos Bina
Nesta quinta-feira (28), o Sesc/RS, em parceria com a Prefeitura de Gravataí, lançou o projeto Casa Arte Sesc no Casarão dos Bina. O espaço oferecerá oficinas gratuitas nas áreas de artes cênicas, música, artes visuais e literatura para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos. Em Porto Alegre, o projeto será inaugurado na próxima quarta-feira (4), no Museu da Cultura Hip Hop RS, com foco nos cinco elementos da cultura Hip Hop.
O Casarão dos Bina, prédio histórico de Gravataí recentemente restaurado, abrigará atividades voltadas à inclusão cultural e social. Com a oferta de 280 vagas, as inscrições já estão abertas no Sesc Gravataí, localizado na Rua Anápio Gomes, 1241. As primeiras oficinas iniciam nesta sexta-feira (29) e seguem até 13 de dezembro, com continuidade em março de 2025. Além disso, durante janeiro e fevereiro, serão realizadas oficinas experimentais para a comunidade.
Em Porto Alegre, a Casa Arte Sesc oferecerá 300 vagas para jovens de 10 a 24 anos. As oficinas incluem Breaking, DJ, Graffiti, MC/Rap e Conhecimento. As atividades do primeiro ciclo terminam em 7 de dezembro, com ações especiais nos meses de verão e retorno às oficinas regulares em março.
De acordo com o prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, o Casarão dos Bina será um centro cultural que vai fomentar a produção artística na cidade. “A cultura de Gravataí vive um momento muito especial com o resgate de espaços históricos do município, como o Casarão dos Bina. Nós idealizamos, investimos e entregamos o restauro do casarão. Agora, indo além da preservação de nosso patrimônio e da história, a oferta de oficinas de artes, música e literatura em parceria com o Sesc/RS permitirá que centenas de crianças aprendam e desfrutem da estrutura recém restaurada”, destacou.
A gerente de Cultura do Sesc/RS, Luciana Stello, destacou o objetivo das Casas Arte Sesc de enriquecer a experiência artística e cultural das comunidades. “Nós testemunhamos, nessas décadas de atuação do Sesc/RS, o quanto a arte tem potencial de transformar vidas e trajetórias, e é isso que nos incentiva a realizar este investimento. As Casas Arte Sesc têm o objetivo de enriquecer a experiência artística e cultural das comunidades, contemplando pessoas com ou sem experiência prévia nas áreas das formações”, concluiu.
As vagas serão priorizadas para comerciários e alunos da rede pública, com credencial Sesc válida e renda familiar de até dois salários mínimos per capita. O edital completo está disponível no site do Sesc/RS.
Fotos: Anderson Corrêa Barboza/divulgação