Caravana de Direitos da DPU chega a Cachoeirinha para apoiar vítimas das enchentes
A partir desta segunda (12) até a próxima sexta-feira (16), a Caravana de Direitos, promovida pela Defensoria Pública da União (DPU) em parceria com várias instituições, estará em Cachoeirinha.
A iniciativa visa fortalecer a prestação de assistência jurídica integral e gratuita às pessoas afetadas pela catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul em maio. Durante esta semana, os moradores de Cachoeirinha poderão acessar serviços e orientações em diferentes pontos da cidade, conforme o cronograma divulgado. Para quem não puder comparecer aos locais de atendimento, o suporte está disponível pelo aplicativo DPU Cidadão (com tutorial disponível) ou pelo WhatsApp (61) 98352-0067.
Além de Cachoeirinha, a Caravana de Direitos também atenderá as cidades de Roca Sales, Muçum, Arroio do Meio, Venâncio Aires, Sapucaia do Sul e Nova Santa Rita. Moradores de Santa Tereza podem ser atendidos em Roca Sales ou Muçum.
Os atendimentos incluem orientações sobre direitos, assistência jurídica e extrajurídica, além da continuidade de processos. A DPU auxiliará no acesso a benefícios como o Auxílio Reconstrução, Saque-Calamidade do FGTS, Seguro Habitacional pela Caixa Econômica Federal (CEF), Bolsa Família e Auxílio Gás.
Para receber atendimento, os interessados devem apresentar documento de identificação (RG, CNH, carteira de trabalho ou certidão de nascimento), CPF, comprovante de residência e qualquer documentação relevante ao caso.
A Caravana de Direitos é voltada para pessoas em situação de vulnerabilidade social, incluindo comunidades indígenas, quilombolas, pessoas privadas de liberdade e população em situação de rua. Os municípios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, onde foi decretado o estado de calamidade pública, foram prioritários para a escolha dos locais de atendimento.
Cronograma de Atendimento em Cachoeirinha:
– Segunda-feira (12): CRAS Carlos Wilkens, Rua Anita Garibaldi, 273 – Vila Márcia.
– Terça-feira (13) e Quarta-feira (14): Igreja Assembleia de Deus de Cachoeirinha Parque (AD Parque), Avenida Panamericana, 847 – Parque da Matriz.
– Quinta-feira (15) e Sexta-feira (16): Clube de Mães Santa Catarina, Avenida João Pessoa, 27 – Vila Eunice Velha, ao lado do Sesquinho.
De julho a outubro, a Caravana de Direitos percorrerá 111 municípios do Rio Grande do Sul. No primeiro mês, foram realizadas 25 missões, que atenderam mais de 8 mil pessoas em todo o estado.
A iniciativa conta com o apoio de diversas instituições, incluindo a Advocacia-Geral da União (AGU), Justiça Federal, Caixa Econômica Federal (CEF), INSS, Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Receita Federal, Ministério Público Federal e as Forças Armadas, entre outros.