Canoas Shopping empresta lojas a comerciantes atingidos pela enchente
O Canoas Shopping, localizado na Avenida Guilherme Schell, 6750, está oferecendo lojas sem cobrança de aluguel por quatro meses para comerciantes afetados pela enchente de maio. Nesse período, os lojistas arcarão apenas com os custos de energia elétrica. O shopping disponibilizou oito espaços, dos quais três foram ocupados por lojas de roupas e um por uma loja de bicicletas. Os outros quatro espaços restantes já estão em processo de negociação.
De acordo com a superintendente do Shopping, Marli Schneider, a intenção é auxiliar os comerciantes a retomarem seus negócios e incentivar a permanência no espaço ao final do contrato. “Ao final do contrato o comerciante não tem a obrigação de ficar. A ideia é que eles continuem após o término, mas isso depende dos comerciantes”, explicou.
Durante a enchente o Shopping também foi afetado, a água que atingiu 30 centímetros de altura, deixou o térreo alagado por três dias, danificando parte da mobília. Atualmente, o Canoas Shopping possui 220 espaços para lojas, dos quais 150 estão ocupados. As lojas desocupadas representam 15% da área total de locação e são em sua maioria menores. Destas, apenas oito estavam prontas para uso imediato, com móveis, iluminação e parte elétrica já instalados.
Elidiane Rodrigues, proprietária de uma loja de moda feminina no bairro Harmonia, em Canoas, foi uma das afetadas. A água no local chegou a quase 3 metros de altura, apenas duas semanas após uma reforma. A empreendedora, que se instalou no Canoas Shopping, estima que levará ao menos três meses para realizar os reparos necessários em sua loja. “Ficaríamos de forma online por no mínimo 90 dias, pois os custos com aluguel seriam algo fora da nossa realidade atual”, destacou.
Eduardo Borges, proprietário de uma loja de bicicletas que atuava há 16 anos no bairro Mathias Velho, também foi impactado pela enchente. O empreendedor estima um prejuízo de R$ 400 mil. “Conseguimos reabrir nossa loja de forma parcial, mas ainda está em obra. Esse espaço no Canoas Shopping vai proporcionar que a gente siga girando a roda da economia”, concluiu.