Canoas entrega óculos com IA a alunos e professores com Deficiência Visual
A fim de proporcionar um ambiente escolar mais inclusivo e acessível a Prefeitura de canoas realizou na última segunda-feira (25) a entrega de 17 óculos especiais, chamados OrCam MyEye, para alunos e professores da rede municipal.
Os equipamentos inovadores são referência mundial em tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual.
Os óculos irão beneficiar 11 alunos e seis professores que se enquadram no perfil de necessidade e aceitaram receber esses equipamentos.
Oferecendo um acesso fácil e intuitivo, o dispositivo ativado por voz é capaz de ler instantaneamente textos de livros, telas de smartphones e até mesmo reconhecer rostos, tudo isso sem a necessidade de conexão com a internet.
O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, destacou a importância desses óculos tanto para o contexto escolar quanto para a vida diária dos estudantes cegos ou com baixa visão.
“Além do uso escolar, o equipamento auxilia no empoderamento, na independência, socialização e segurança das pessoas com deficiência visual”, ressalta.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Beth Colombo, a escola tem o compromisso de ser um espaço de inclusão, além de proporcionar aos alunos informações qualificadas e acesso as tecnologias.
“A escola é um espaço de inclusão, por isso é fundamental garantirmos que todos os alunos tenham acesso às informações de forma mais qualificada, com tecnologia contemporânea e já referendada por usuários de diferentes lugares do mundo”, complementa.
O OrCam MyEye oferece uma ampla gama de funcionalidades, incluindo a identificação em tempo real de rostos por gênero, com capacidade para armazenar até 150 faces diferentes.
Além disso, proporciona uma leitura instantânea de textos em qualquer superfície, seja impressa ou digital, com a possibilidade de controlar e ajustar a velocidade de leitura.
O dispositivo também é capaz de decodificar códigos de barras, reconhecer produtos e notas de dinheiro, identificar cores e tonalidades, além de fornecer informações sobre data e hora, tudo isso com base na simples movimentação do pulso.
Óculos OrCam MyEye promovem Inclusão em sala de aula
Entre os beneficiários da iniciativa está o estudante Gabriel Souza, de 13 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ceará (EMEF). De acordo com sua mãe, Simone Souza, os óculos vão auxiliar muito no desenvolvimento de Gabriel dentro e fora da sala de aula.
“É algo sensacional, quando tivemos contato pela primeira vez fiquei emocionada. Tenho certeza de que é uma ferramenta que vai auxiliar muito no desenvolvimento dele, não só em sala de aula, mas para a vida mesmo”, destacou.
Além dele, a professora Michele Beltran, da EMEF Rio Grande do Sul, que possui cegueira em um olho e baixa visão no outro, também recebeu os óculos e enfatizou como essa tecnologia irá ajudá-la a ministrar aulas e aprimorar a qualidade da educação oferecida aos alunos com deficiência visual.
“Vai me ajudar muito em sala de aula, na leitura de textos para os alunos. Mas também é um projeto que traz muitos benefícios para todo o cotidiano de vida. Acredito que esse é um grande avanço para a inclusão”, relatou.





