Cachoeirinha e Gravataí recebem Caravana de Direitos da DPU para assistência jurídica
A Defensoria Pública da União (DPU) e seus parceiros estão promovendo a “Caravana de Direitos na Reconstrução do Estado do Rio Grande do Sul” em oito municípios entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, incluindo Cachoeirinha e Gravataí. O projeto tem como objetivo oferecer assistência jurídica gratuita à população afetada pelas enchentes que atingiram o estado em maio deste ano.
Em Cachoeirinha, os atendimentos aconteceram nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, na Defesa Civil (Av. Flores da Cunha, 516, bairro Santo Ângelo), e seguem no dia 2 de outubro, na Assembleia de Deus Parque da Matriz (Rua Panamericana, 847, bairro Parque da Matriz).
Já em Gravataí, a Caravana estará presente nos dias 3 e 4 de outubro no CTG Laço da Amizade, na Rua Aracaju, 119, no bairro Passo dos Ferreiros, também das 9h às 17h. Moradores de Alvorada poderão buscar atendimento em Cachoeirinha ou Gravataí.
A Caravana, que começou em julho, já atendeu mais de 17 mil pessoas em 50 missões. Até o final do programa, a DPU levará auxílio a 111 municípios gaúchos afetados pelas enchentes. O objetivo é garantir que os moradores recebam benefícios como o Auxílio Reconstrução, Saque-Calamidade do FGTS, Bolsa Família e outros programas governamentais.
Público alvo da Caravana e documentos necessários
A Caravana atende principalmente pessoas em situação de vulnerabilidade social, como comunidades indígenas, quilombolas e população em situação de rua. Para receber atendimento, os interessados devem apresentar documentos de identificação, como RG, CPF, carteira de trabalho ou certidão de nascimento, além de comprovante de residência.
A ação conta com o apoio de diversas instituições, como a Advocacia-Geral da União (AGU), Justiça Federal, INSS, Receita Federal e outras entidades. Os processos iniciados durante os atendimentos continuarão sendo acompanhados para garantir que as pessoas obtenham os benefícios a que têm direito.
Quem não puder comparecer aos locais de atendimento pode utilizar o aplicativo DPU Cidadão ou o WhatsApp (61) 98352-0067 para obter orientações e assistência jurídica.