Cachoeirinha e Gravataí recebem Caravana de Direitos da DPU para assistência jurídica
A Defensoria Pública da União (DPU) e seus parceiros estão promovendo a “Caravana de Direitos na Reconstrução do Estado do Rio Grande do Sul” em oito municípios entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, incluindo Cachoeirinha e Gravataí. O projeto tem como objetivo oferecer assistência jurídica gratuita à população afetada pelas enchentes que atingiram o estado em maio deste ano.

A Caravana, que começou em julho, já atendeu mais de 17 mil pessoas.
Em Cachoeirinha, os atendimentos aconteceram nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, na Defesa Civil (Av. Flores da Cunha, 516, bairro Santo Ângelo), e seguem no dia 2 de outubro, na Assembleia de Deus Parque da Matriz (Rua Panamericana, 847, bairro Parque da Matriz).
Já em Gravataí, a Caravana estará presente nos dias 3 e 4 de outubro no CTG Laço da Amizade, na Rua Aracaju, 119, no bairro Passo dos Ferreiros, também das 9h às 17h. Moradores de Alvorada poderão buscar atendimento em Cachoeirinha ou Gravataí.
A Caravana, que começou em julho, já atendeu mais de 17 mil pessoas em 50 missões. Até o final do programa, a DPU levará auxílio a 111 municípios gaúchos afetados pelas enchentes. O objetivo é garantir que os moradores recebam benefícios como o Auxílio Reconstrução, Saque-Calamidade do FGTS, Bolsa Família e outros programas governamentais.
Público alvo da Caravana e documentos necessários
A Caravana atende principalmente pessoas em situação de vulnerabilidade social, como comunidades indígenas, quilombolas e população em situação de rua. Para receber atendimento, os interessados devem apresentar documentos de identificação, como RG, CPF, carteira de trabalho ou certidão de nascimento, além de comprovante de residência.

Os processos iniciados durante os atendimentos continuarão sendo acompanhados.
A ação conta com o apoio de diversas instituições, como a Advocacia-Geral da União (AGU), Justiça Federal, INSS, Receita Federal e outras entidades. Os processos iniciados durante os atendimentos continuarão sendo acompanhados para garantir que as pessoas obtenham os benefícios a que têm direito.
Quem não puder comparecer aos locais de atendimento pode utilizar o aplicativo DPU Cidadão ou o WhatsApp (61) 98352-0067 para obter orientações e assistência jurídica.