Cachoeirinha amplia programa de segurança com novas tecnologias para transporte público e vigilância urbana
O programa Cachoeirinha Digital está em expansão e passará a contar com o projeto “Parada Segura”, que será instalado nas paradas de ônibus da cidade. Esse novo recurso inclui câmeras com áudio e um botão de pânico, projetado para reforçar a segurança dos usuários do transporte público. Além disso, o programa contará com um aumento do número de câmeras de vigilância, troca de equipamentos, atualização de serviços e a inclusão de novas tecnologias, conforme anunciado pela empresa Smart, responsável pela operação do programa em parceria com a Diretoria de Tecnologia e Informação da Prefeitura.
Implementado em 2020, o Cachoeirinha Digital tem como base um sistema de cercamento eletrônico, com câmeras distribuídas por pontos estratégicos como avenidas, praças, escolas, postos de saúde e prédios administrativos. Todas as imagens são monitoradas pelo Centro Integrado de Controle e Comando (CICC), que permite ações rápidas e eficazes das forças de segurança de Cachoeirinha. O sistema também conta com uma rede de fibra óptica de alta capacidade, garantindo a eficiência na transmissão de dados.
De acordo com o vice-prefeito, João Paulo Martins, o objetivo das novas funcionalidades é aprimorar a integração entre as ações das forças de segurança, facilitando o acesso a imagens e dados para investigação de crimes e proporcionando uma comunicação rápida entre os agentes. “Estamos melhorando ainda mais a segurança de Cachoeirinha, que já é uma das cidades mais seguras do Estado para se viver”, afirmou.
A empresa Smart também apresentou a proposta de criação de uma Sala de Situação, integrada ao CICC, para uso em situações de calamidade, como a enchente histórica que ocorreu em maio deste ano. A iniciativa busca ampliar o suporte oferecido ao Poder Público e às forças de segurança, fornecendo recursos adicionais para a gestão de emergências na cidade.