Texto por Roselaine Vinciprova | Fotos Frederico Mombach
As arquitetas Thiele e Mariana estão conquistando seu espaço unindo bom gosto, jovialidade e funcionalidade. Projetam desde ambientes pequenos até grandes obras, como residências, prédios e espaços comerciais. ELAS garantem o diferencial para o cliente investir seu orçamento de forma correta e segura.
Confira a entrevista com as sócias.
O bom gosto, a sensibilidade e a criatividade uniram Thiele e Mariana na profissão e na sociedade no escritório König e Herzog. A arquitetura exige um dom especial para as artes, uma visão apurada que une a organização e funcionalidade buscando otimizar um ambiente ou uma grande obra. Na faculdade trocaram ideias sobre o mundo urbano da construção, decoração e dos projetos. Depois de formadas cada uma trilhou seu caminho e colocou em prática toda a bagagem teórica assimilada durante os estudos.
“Em 2006 vislumbramos a possibilidade de abrir nosso próprio negócio. Tínhamos a segurança necessária para dar mais esse passo”, revela Thiele. Durante dois anos, fizeram uma espécie de test drive, conhecendo o mercado, os clientes e a aceitação dos projetos. A escolha por Cachoeirinha veio ao natural. “Eu sou de Cachoeira do Sul, mas desde 1995 estou em Porto Alegre. Em Cachoeirinha começamos a construir muitas possibilidades e a Thiele já tinha uma relação bacana com a cidade”, revela Mariana.
O crescimento aconteceu de forma gradual e tranquila. “Não existe um momento específico que marque a nossa história, conseguimos a cada ano superar nosso ano anterior. Vamos acumulando pequenas vitórias como o aumento da equipe, a participação em eventos importantes, a conquista de novos mercados”, conta Thiele. Esse crescimento faz parte de uma filosofia de trabalho que, ao mesmo tempo em que demonstra a sintonia e a harmonia entre as sócias, também chega aos clientes na qualidade do serviço. Seja na pontualidade do encontro, no cumprimento de prazo na entrega do projeto e no fácil contato a qualquer momento com as profissionais.
O prazer de projetar e possibilitar às pessoas a realização de um sonho, que é muitas vezes, construir uma casa ou oferecer mais comodidade e beleza aos ambientes, é o que abastece a paixão pela profissão. “Projetamos espaços para que eles fiquem da melhor forma possível, obedecendo ao gosto, as particularidades, a necessidade e o bolso do cliente”, revela Thiele. Conhecer o cliente, fazer um estudo da realidade e como o projeto vai atender as necessidades é o primeiro passo. A soma de vários fatores contribui para que, ao final, o cliente esteja 100% satisfeito.
Sobre a preferência em realizar projetos, Thiele e Mariana concordam que todos são extremamente gratificantes. “Todos os projetos são especiais, fazer uma casa do alicerce ao telhado, remodelar um ambiente, projetar um prédio ou planejar um paisagismo. A grande satisfação é ver tudo executado”, afirma Mariana. As primeiras vezes são muito significativas, lembram com carinho quando projetaram o primeiro prédio, a primeira academia ou a primeira loja. “Temos um envolvimento tão grande com o trabalho que vivemos aquele sonho junto com o cliente. Em muitos casos, ao terminar a obra, ganhamos além da conquista em ver o projeto realizado, a amizade da família,” lembra Thiele.
O mercado da arquitetura e construção ganhou nos últimos anos uma infinidade de novidades, que vão desde o material base até o papel de parede e tipos de tintas. Em busca de uma atualização constante as sócias garantem que o contato com representantes, lojas e boutiques possibilita estar por dentro dos lançamentos. Por três anos consecutivos o escritório König e Herzog participou da Casa Cor. No primeiro ano montaram um lavabo bem estilizado com um estar com poltrona e televisão, com vistas a um ambiente mais acolhedor e sofisticado. Em 2011 o tema foi gabinete residencial, uma área de trabalho funcional que esbanjasse praticidade, beleza e requinte. Em 2012, em um espaço pequeno conseguiram recriar a varanda da moça, um ambiente de lazer, com utilidades para trabalhar e um ofurô. A participação no Casa Cor garantiu o reconhecimento dos clientes e parceiros. “Foi muito gratificante, além da troca de experiências com nossos colegas, recebemos um carinho muito grande dos clientes. Uma afirmação pela qualidade do nosso trabalho”, reconhece Mariana.
Essa qualidade é o que garante que a principal forma de divulgação do trabalho seja pelas indicações. Com trabalhos executados em diversas cidades, hoje as principais demandas vem de Cachoeirinha, Porto Alegre, Cachoeira do Sul e Gravataí. O trabalho de um arquiteto é o que representa o menor custo de uma obra e o que impede que muitas vezes o cliente gaste de forma errada ou tenha que refazer o serviço executado. “Trabalhamos com planejamento e estratégia. Provamos ao cliente que ele vai gastar mais com determinado material e não vai cumprir o objetivo. Pensamos o projeto de maneira sistemática e organizada”, ressalta Mariana.
A inspiração para cada ideia leva em conta a rotina, o gosto e a preferência de cada cliente, mas Thiele garante que a intuição vale muito. “Gosto de fechar os olhos e imaginar como pode ser. Eventualmente busco uma inspiração de fora”, conta. Mariana garante que desde pequena gostava de organizar a casa e adorava ficar parada olhando uma obra acontecer. “Quando descobri que isso poderia ser uma profissão fiquei realizada”, lembra.
A König e Herzog Arquitetura planeja o futuro com os pés no chão. O crescimento que acontece a cada ano é a prova de que a credibilidade se conquista aos poucos e deve ser uma constante. Tanto Mariana quanto Thiele adoram o que fazem, mas sabem que a família tem papel fundamental em suas vidas. “Temos tranquilidade para dedicar um tempo especial para nossa família, nosso lazer e nossa diversão”, comenta Thiele, que é mãe do Erik (6) e Igor (1). As duas são unânimes em falar da importância da família que compreende e apoia em todos os momentos.
Apesar das inúmeras novidades na área da arquitetura, as sócias garantem que o mercado está mudando. A interação de projetos comerciais e residenciais com a sustentabilidade é uma das tendências que vai ganhar força nos próximos anos. “Apresentamos aos nossos clientes propostas com aproveitamento da água da chuva, aquecimento solar, telhado verde. Infelizmente eles envolvem mais recursos e muitas vezes o cliente deixa para um segundo momento, mas é um movimento que cresce e tem recebido novas opções de implantação”, conta Mariana. A automatização, que ainda é um processo caro, também deve cair no gosto popular dentro de pouco tempo. Ela possibilita controle de presença dentro da casa e intensidade de luz, por exemplo.
A marca König e Herzog desenha um pouco da vida de cada cliente. A jovialidade das sócias e de suas ideias são a demonstração que esse é apenas o início de uma bonita caminhada, que alia bom gosto e beleza, otimizando os espaços, com maior funcionalidade e praticidade.