Texto por Rita Trindade
A banda Bluecets surgiu em meados de 2010 da união de um grupo de amigos que tinham vontade de fazer blues com uma pitada bem forte de rock ‘n’ roll. A formação atual da banda conta com Franco Silva nos vocais, Ted Tedesco nas harmônicas e qualquer outro instrumento que ninguém mais toque, Duda Abelin na guitarra, Thiago Siebert no baixo e Gian Poloni na bateria.
Franco Silva é atualmente o único “membro fundador” da banda, ele conheceu Ted Tedesco no Eclipse Bar, pub de Thiago Siebert localizado na Cidade Baixa em Porto Alegre. Ted ingressou na banda em dezembro de 2011 e Thiago foi convidado para assumir o baixo no início de 2013. O guitarrista Duda também entrou para o grupo em 2011. Poloni é o mais novo integrante, vindo diretamente de Curitiba.
Franco explica que todos participam do processo de criação das músicas. “As músicas são compostas basicamente por todos os integrantes e, normalmente, surgem de situações ocorridas em bares, shows ou quaisquer outros eventos que alguém esteja presente ou tenha conhecimento,” revela. Segundo os integrantes da banda, as letras e melodias da Bluecets buscam sempre trazer situações do cotidiano, representadas de forma engraçada e que fiquem marcadas no subconsciente dos fãs. “A nossa grande sacada é divertir quem nos escuta”, contam.
Para o vocalista da Bluecets, iniciar uma banda na região metropolitana não é tão complicado, contudo, em diversos momentos a permanência dos músicos acaba sendo um problema porque muitos se mudam para Porto Alegre. “Mas esse fato em um contexto geral, pode até ser um ponto positivo, pois acaba por ampliar os horizontes da banda”, declara.
Os músicos do grupo afirmam que os problemas de uma banda nativa da região metropolitana, ou que mescle região metropolitana e capital, acabam por serem maiores por questões de deslocamento. “O que complica muitas vezes é que dependemos de uma estrutura logística, de transporte público, temos que contar com o trânsito intenso. Mas tudo isso acaba por ser superado em nome do amor ao rock ‘n’ roll,”, garante.
Da formação atual, apenas Franco segue firme e forte como representante ativo da região metropolitana, residindo em Cachoeirinha. Os outros integrantes moram na capital. Atualmente, com a recente troca de formação, a banda está novamente buscando seu espaço no cenário. “Estamos em busca de bares e casas de shows para levar o nosso trabalho. Creio que brevemente estaremos tocando por Cachoeirinha e Gravataí”, afirma o vocal da Bluecets que lembra que nesse tempo de estrada a banda já teve oportunidade de abrir shows como Alemão Ronaldo e Velhas Virgens, além de tocar em diversos bares de Porto Alegre e região Metropolitana.
Sobre novos projetos, a banda conta que o primeiro cd está mixado e masterizado, apenas aguardando a data para ir para o forno. Brevemente estará disponível. “Os planos para o futuro são finalizar o lançamento do cd, gravar um videoclipe (que está com o roteiro praticamente acabado) e ampliar constantemente o acesso aos palcos de Porto Alegre, Grande Porto Alegre e interior, levando sempre junto um bom rock & blues”.
Todos os links da banda podem ser encontrados no site oficial
http://www.bluecets.com.br
Contatos para shows:
Franco Silva: (51) 92887188
Ted Tedesco: (51) 81964552
Formação da Bluecets:
Franco Silva:
Iniciou na música com 22 anos, quando começou a cantar em rodas de violão com amigos. Fez participação na Banda Mithra, no festival “Rock contra a Fome II” ocorrido em Cachoeirinha, e desde então segue com o sonho da Banda Bluecets.
Ted Tedesco:
Com formação em violino clássico, Ted já é “macaco velho” na música tocando em bandas desde a adolescência. Depois de decepções bem graves e um luto musical de 10 anos, voltou à ativa como multi-instrumentista nas bandas Sindicatis Big Bando e Lovers
Duda Abelin:
Começou a tocar violão por volta dos 13 anos de idade, ao ver seu irmão mais velho tocar. Atuou em diversas bandas dentre elas a Baby Blues que fazia covers de temas do blues e realizava tributos a Janis Joplin. Outra banda em que fez parte foi a Laranja Freak onde contribuiu em diversas composições, gravações e discos da banda, deixando a marca de sua guitarra no disco, “Eu Não Sou Cachorro, Mesmo”, 2007, da gravadora Trama. Passou a fazer aulas de guitarra com Solon Fishbone para aumentar sua técnica e em 2011 entrou para a Bluecets, assumindo até então este trabalho como seu principal objetivo musical.
Thiago Siebert:
Começou na música com 13 anos, tocava violão com aquelas revistinhas que vinham com as letras das músicas e os acordes, segundo ele, não era muito bom nisso, se atrapalhava muito mudando entre um acorde e outro. Até que um dia descobriu que existia uma “guitarra estranha” que só tinha quatro cordas e que só precisava usar uma de cada vez. Com 15 anos ganhou um baixo do seu pai e logo aprendeu a tocar sozinho estudando tablaturas na internet.
Gian Poloni:
A música sempre esteve presente na vida de Gian. Tinha por volta de 13 anos quando assistiu um amigo baterista tocar e desde então se interessou pela bateria. O músico aprendeu observando os amigos que já tocavam. Pesquisou o básico com um amigo e depois foi buscando as técnicas e assistindo vídeos. Estudou dois anos de teoria musical na escola de Música Talenthos em Porto Alegre. Além da bateria Gian toca violão, piano e teclado. Mas domina mesmo guitarra, bateria, baixo e flauta.