Andressa Paltiano – Diretora da Experta Empresarial – Pós-graduada em Gestão de Pessoas, Coach e Consultora Empresarial
O Big Data é uma tecnologia relativamente nova capaz de analisar um grande volume de dados da empresa, numa velocidade nunca antes vista, que pode influenciar diretamente o cenário das empresas. Entender a necessidade dos clientes, fornecedores e colaboradores certamente proporciona um resultado mais eficaz. Criar produtos que atendam a necessidade do cliente, ou benefícios que realmente motivem os colaboradores, estão entre as ações que podem ser realizadas a partir dos dados analisados através desta ferramenta.
Já imaginou conseguir mapear a produtividade da equipe de forma detalhada a ponto de saber, em qual dia da semana ela produz com mais eficiência?
E quem sabe fazer com que o ambiente de trabalho, seja melhorado a partir de mudanças relacionadas à satisfação dos colaboradores?
Realizar um processo seletivo mais assertivo e ágil, que esteja alinhado com o perfil do candidato e cultura da empresa, também está entre as inúmeras possibilidades propostas por esta tecnologia.
A principal ideia do Big Data é aproveitar as inúmeras informações coletadas e transformá-las em ações efetivas em tempo hábil, mas as empresas precisam estar conscientes de que para ter resultados eficazes com o Big Data, os dados analisados deverão ser seguidos de ações concretas, e que antes de iniciar este processo é fundamental realizar um planejamento estratégico, para identificar o foco de análise das informações. O Big Data não prevê o sucesso das empresas, mas apresenta dados que poderão resultar em diversas melhorias e eliminar possíveis transtornos, se trabalhados de forma correta. Lembram-se do desempenho da seleção da Alemanha na Copa do Mundo de 2014? O título se tornou uma realidade porque a seleção alemã pôde analisar seus dados, corrigir possíveis falhas e com isso melhorar a performance, com o apoio do Big Data.
Atualmente no Brasil, empresas de pequeno, médio e grande porte, já usufruem desta ferramenta, porém pouquíssimas corporações são especializadas em analisar estes dados de forma eficaz, e dar consultorias voltadas para esse negócio, principalmente quando falamos em gestão de pessoas e desempenho de equipes. Existem ainda diversos sistemas capazes de realizar a coleta e divulgação de inúmeras informações gerenciais, porém a chave deste negócio, é saber de que forma estas informações serão tratadas, por isso, é fundamental o acompanhamento de uma consultoria especializada.