É sempre bom comprar um livro novo, e para os amantes da literatura, ter uma coleção imensa de livros é motivo de orgulho. Com o tempo eles vão se juntando e acabam se tornando parte da decoração, em estantes, prateleiras ou apenas empilhados em um canto da casa.
Livro é status. Indica, supostamente, uma pessoa culta e preocupada com a arte, cultura e reflexão. Não é nada raro, na verdade, a compra de livros para impressionar o cliente, o amigo ou os convidados.
Entretanto, já imaginou entrar em uma livraria e comprar livros por metro, apenas para decoração? Pode parecer estranho, mas isso já existe em São Paulo.
Em média R$ 150 para encadernados simples e R$ 250 para os mais trabalhados. O conteúdo da obra tem nenhuma, ou pouquíssima, relevância. O importante, mesmo, é a capa, o encadernamento, a textura, a cor e até o tamanho do exemplar.
Os clientes compram para decorar escritórios, cômodos e combinar com a mobília da casa. Algumas dessas famílias, inclusive, possuem uma biblioteca para leitura e outra para a decoração. Será que a moda vai chegar ao Rio Grande do Sul?