Beneficiária da Associação Pais e Amor conquista medalha no campeonato estadual de judô
No último domingo (13), aconteceu o 24º Campeonato Estadual de Judô em Santa Maria, onde Isabella Gonçalves Hends, de seis anos, conquistou uma medalha na categoria sub-7. Beneficiária da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Cachoeirinha (Associação Pais e Amor), Isabella é autista nível 1 de suporte e teve sua estreia em competições esportivas marcada por esta vitória.
Desde março de 2024, a Associação Pais e Amor promove o projeto Multiesportivo, uma iniciativa financiada pelo programa Todos no Jogo da Secretaria Estadual do Esporte e Lazer, voltado para pessoas com deficiência intelectual. Através do projeto, são oferecidas atividades gratuitas de judô, jiu-jítsu, circuito esportivo e ritmos na sede da entidade, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento físico e social dos participantes.
Isabella começou a praticar judô há seis meses e vem se destacando desde então. De acordo com o professor de judô Cassiano Azeredo, responsável pelas aulas, o treinamento é adaptado com métodos lúdicos, para facilitar o aprendizado por meio de brincadeiras no tatame. “A Isabella avançou bastante nas aulas, e por isso a convidamos para a competição. No campeonato, ela foi a única participante autista e lutou com meninas da mesma faixa etária, saindo vencedora”, explicou.
Além das aulas na Pais e Amor, Cassiano forma atletas no projeto social Judocas do Futuro, na Vila da Paz em Cachoeirinha, onde Isabella também treina. O campeonato estadual reuniu aproximadamente 370 atletas do Rio Grande do Sul, com equipes convidadas de Santa Catarina e Paraná. Cachoeirinha foi representada por 17 atletas, sendo Isabella a única com autismo.
Superação e Inclusão no Judô
Taís Gonçalves, mãe de Isabella, destaca que a filha era muito tímida e pouco interagia com as pessoas antes de iniciar as atividades esportivas. “Desde que começou com o judô e o circuito esportivo, ela ficou mais confiante e fez novos amigos. Quando surgiu a chance de competir, ela estava muito animada e treinou bastante para o campeonato”, afirmou.
Durante a competição, Isabella enfrentou desafios, incluindo uma luta com uma adversária mais graduada, o que trouxe muita emoção para a família, que estava presente para apoiá-la. “Ela é muito focada e se preparou para a luta. Quando entrou no tatame ficamos super ansiosos pois nós, como pais, temos vontade de proteger os filhos, ainda mais sendo autista, mas ela encarou super bem esse desafio, foi acolhida pelos colegas”, explicou a mãe.
Para Cassiano Azeredo, o esporte desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. “A prática esportiva ajuda na concentração, a perder a timidez, ocorre a inclusão porque eles convivem com outras crianças, auxilia a compartilhar conhecimento, desenvolve a responsabilidade. Eu recomendo que as crianças busquem sempre pelo esporte”, concluiu.