Anjos do Asfalto registram mil atendimentos antes do encerramento de 2023
A Associação de Resgate Metropolitano Anjos do Asfalto, sediada em Gravataí, registrou mil atendimentos antes mesmo do encerramento de 2023. A instituição é uma Organização Não Governamental composta por 160 voluntários de diversas áreas, dedicada ao Atendimento Pré-Hospitalar (APH) em situações de emergência.
De acordo com o Coordenador Renan Sparrenberger, os atendimentos ocorrem principalmente aos finais de semana, com plantões das 19 horas de sexta-feira às 7 horas de segunda-feira. Em feriados nacionais, a ONG realiza plantões extraordinários, ampliando seu alcance e impacto na comunidade. “São plantões para aqueles feriados nacionais, por exemplo, o feriado é na quarta, então abrimos quarta à noite ou quarta ao dia, e emenda até segunda-feira às sete horas da manhã”, explicou.
A atuação da ONG se estende a casos de acidentes de trânsito, do trabalho, domésticos e outras situações de emergência, como catástrofes, enchentes e desmoronamentos. O objetivo principal é prestar socorro e, ao mesmo tempo, instruir a comunidade sobre como prevenir esses eventos, visando o bem-estar e a preservação da vida.
Para Renan, a operação da Associação é possível pelo empenho de seus 160 voluntários ativos, que se dividem entre condutores, socorristas e colaboradores, que fazem a Anjos do Asfalto funcionar sem receber nada por isso.“Somos uma ONG, onde ninguém recebe nada para estar aqui. Nos reunimos, criamos ações para manter as portas abertas e custear as manutenções das viaturas e de nossa base”, destaca.
Atualmente sediada na Rua Santo Antonio, 260, a organização conta com duas ambulâncias, uma doada pelo Rotary Internacional e outra adquirida com recursos próprios, além de um veículo de apoio doado pela Souza Cruz. Os custos operacionais, insumos, combustível e despesas administrativas são cobertos por doações e pela receita gerada pelos cursos oferecidos pela ONG.
“Uma das principais fontes de renda dos Anjos e que mantém de fato a casa aberta, as benfeitorias, garante as obras futuras e as melhorias, são nossos cursos, o Anjos ministra o curso de APH, que são cursos de atendimento pré-hospitalares, no valor de R$ 550 por aluno, que é o que nos mantém durante o ano”, explicou Renan.
Além dos voluntários e dos cursos, a organização conta com empresas parceiras que fornecem alimentação para as equipes de plantão e na doação de diesel.
“Nós temos grandes parceiros, colaboradores, na verdade. Nós temos uma parceria com o pessoal que doa o almoço, o pessoal que doa a janta, nós temos outras grandes parcerias das empresas privadas também, que acabam nos doando o diesel”, ressaltou.
Em 2024, a Associação Anjos do Asfalto completa 20 anos de dedicação ao ensino, propagação, atuação e divulgação dos princípios do Atendimento Pré-Hospitalar (APH). Na ONG é possivel encontrar engenheiros, bombeiros, acadêmicos, advogados, militares, enfermeiros e educadores. Voluntários de diferentes áreas, qualificados para prestar socorro e instruir a comunidade,
Desde o início, os Anjos do Asfalto identificaram a necessidade de preparar a população para situações de emergência. Para isso, criaram um programa de treinamento seguindo os protocolos internacionais de atendimento PHTLS (Prehospital Trauma Life Support – Atendimento Pré Hospitalar ao Traumatizado).
Os Anjos do Asfalto seguem sendo um exemplo de solidariedade, preparo e comprometimento com a comunidade, proporcionando auxílio em situações críticas e promovendo a cultura de prevenção para preservação da vida. O contato em situações de emergência é o (51) 3421-1999.