Texto | Denise de Oliveira Milbradt | Fotos | Divulgação
Ele chega de mansinho, quase não apresenta sintomas iniciais, caso não fosse aquele nódulo indolor que, se não for diagnosticado a tempo, pode resultar em óbito. Estamos falando do câncer de mama, a doença que mais mata mulheres em todo o mundo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) só no ano passado cerca de 60 mil novos casos foram identificados. Destes, pelo menos, 15 mil não chegam ao final do tratamento. As maiores vítimas têm acima de 50 anos, mas novos estudos apontam o crescimento entre as mais jovens também.
Todavia, as grandes vitoriosas da doença precisam enfrentar antes uma longa jornada. São sessões de radioterapia ou quimioterapia e, em casos mais extremos, até a remoção de uma ou das duas mamas. É quando a autoestima zera que é preciso encontrar forças para recomeçar. Foi pensando nestas mulheres que, em outubro de 2017, começaram as primeiras ações da Ong Amigas do Peito. Idealizada pela empresária, moradora de Cachoeirinha, especialista em micropigmentação paramédica Márcia Brasil tem como objetivo oferecer serviços estéticos de correção de imperfeições das mamas em virtude de tratamento oncológico. A partir de um mutirão, que conta com uma equipe multidisciplinar é realizado o redesenho das aréolas mamárias. “Graças ao apoio de amigos, da Prefeitura, do Corpo de Bombeiros, de vários profissionais, além do patrocínio de vários empresários locais realizamos a primeira ação voluntária em 2017”, conta Márcia.
A partir desta ação, o grupo passou a se organizar e, no início de 2018 foi fundada, oficialmente, a 1° Ong do Brasil a redesenhar aréolas em mulheres mastectomizadas. O grupo hoje conta com um diretor, vice-diretor, responsável financeiro, jurídico, psicóloga e uma equipe de voluntários. Também passaram a realizar empréstimo de perucas às mulheres em fase de tratamento do câncer.
Ao longo do ano passado foram realizados dois mutirões de redesenho em aréolas, uma palestra de como enfrentar o câncer, além de visitas em empresas, escolas e faculdades, durante o mês de outubro, divulgando os projetos. “Ainda em 2018, conseguimos adquirir 11 perucas para empréstimo através de pedágios solidários e doações financeiras, vendas de camisetas e botons da ong, além de doações cabelos”, explica.
Atualmente, a Ong Amigas do Peito já beneficiou 35 mulheres com o redesenho das aréolas mamárias das cidades de Cachoeirinha, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Esteio, Santo Antônio da Patrulha, Porto Alegre, Canoas e Portão. A meta agora é concluir o site da entidade, que também fora doado por uma empresa parceira, para que assim possam divulgar fotos dos trabalhos e, assim, aumentar o número de beneficiárias. “Em 2019 o objetivo é criar uma sede, onde poderemos realizar o banco de empréstimo de perucas, lenços e os atendimentos jurídicos e psicológicos para as pessoas cadastradas. Sonhamos com uma sede em estrutura de container e para angariar fundos vamos desenvolver eventos como cafés, jantares, pedágios solidário, venda de camisetas, além de patrocínios”, confirma a idealizadora da ong.
Contatos
Telefone (51) 99900- 0115
Facebook – Amigas do Peito – Cachoeirinha – RS