Alunas do Colégio Sinodal Prado Gravataí conquistam ouro na Olimpíada Nacional Feminina de Química e avançam para seletiva internacional
As alunas Alice Kovaski Martins de Lima e Paola Antoniolli de Macedo, do Colégio Sinodal Prado Gravataí, conquistaram a medalha de ouro na edição 2025 da Olimpíada Nacional Feminina de Química (QuiMeninas). Com esse resultado, foram selecionadas para participar da seletiva nacional que definirá os representantes do Brasil na Olimpíada Internacional de Química, que ocorrerá nos Emirados Árabes Unidos.
A QuiMeninas é uma competição nacional voltada para meninas do 9º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio, criada pelo Programa Nacional Olimpíadas de Química. O projeto tem como objetivo incentivar a participação feminina na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), aumentar o número de medalhistas femininas em competições nacionais e internacionais, identificar talentos na área da Química e promover a equidade de gênero. Além disso, busca aumentar o interesse pela disciplina e incentivar as jovens a ingressarem em universidades nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e outras.
Com o ouro conquistado, Alice e Paola avançaram para a seletiva nacional, que escolherá os estudantes que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Química (IChO), uma competição anual de alto nível que reúne estudantes de diversos países para provas teóricas e práticas.
Preparação intensiva e apoio do colégio
A participação na competição internacional exige muita dedicação. Alice e Paola participaram de um curso preparatório nas últimas semanas de férias e continuam se preparando para a seletiva que acontecerá nas próximas semanas.
“É o resultado de muito esforço e dedicação. Sabemos que é uma oportunidade única para adquirir mais conhecimento e conhecer pessoas do mundo todo”, afirmou Paola. Alice destacou que a conquista começou com a iniciativa do colégio em incentivar a participação na QuiMeninas. “Nos inscrevemos, fizemos a prova e recebemos a notícia da medalha de ouro. Depois, fomos informadas de que participaríamos da seletiva para a Olimpíada Internacional. Desde então, temos nos preparado intensamente, contando com o apoio da nossa professora”, explicou.

Alunas do Colégio Sinodal Prado Gravataí conquistam ouro na Olimpíada Nacional Feminina de Química e avançam para seletiva internacional
O Colégio Sinodal Prado Gravataí tem se destacado por incentivar seus alunos a participarem de competições acadêmicas. Desde sua fundação em 2021, o colégio tem registrado crescimento no número de alunos e reconhecimento pelos resultados pedagógicos. Além do ensino regular, promove iniciativas que estimulam o protagonismo estudantil e o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico e resolução de problemas.
A conquista de Alice e Paola reforça a importância dessas iniciativas. Agora, as estudantes seguem se preparando para a seletiva nacional, que definirá quem representará o Brasil na competição internacional.