Major Alberto Bins, foi comerciante, industrialista, agricultor e destacado político Rio-Grandense. Nascido em Porto Alegre (1869), estudou em São Leopoldo e na Alemanha, onde também trabalhou como aprendiz industrial na Krupp. Seu pai, natural da Alemanha, era dono da Alfaiataria Bins na Rua da Praia e sua mãe, originária de uma família de Caí, dirigiu os negócios após a morte do marido e, posteriormente tornou-se diretora da Bins & Friedrich, que comercializava artigos de ferro. Alberto Bins inicia sua atividade comercial no ramo de artigos de ferro e integra duas novas empresas: em 1891 é diretor comercial na fábrica Berta e, em 1897, funda a União de Ferros, junto com Bromberg e Daudt. Em 1904, um ano antes da sua primeira plantação de arroz em Gravataí, Alberto Bins deixa a União Ferros e assume sozinho à direção da fábrica Berta da qual foi proprietário.
No ano seguinte, fez a primeira plantação de arroz, onde cultivou com o seu cunhado Oscar Lowen 100 hectares na Granja Progresso. Juntos dirigiam a empresa, onde além do arroz que ocupava de 180 a 400 hectares, produziam vinho, extraíam madeiras e banha, criando gado de raça.
A sede da Granja Progresso, onde hoje é a sede do Irga, contava com uma bela casa de alvenaria, com dois pisos, uma área e uma sacada voltada para o Rio Gravataí, onde havia um pequeno porto, uma vez que, no início do século, o transporte mais usado era a “gasolina” (pequeno barco da época). Um prédio ainda bem conservado é da cantina; na área onde hoje é o IRGA.
Em junho de 1926, como presidente da Associação Comercial de Porto Alegre e arrozeiro, participou da criação do Sindicato dos Arrozeiros do RS. Alberto Bins trouxe, em 1938, um técnico e ozicultor de Cachoeira do Sul para fundar e organizar uma Estação Experimental. Foi também um dos fundadores do Banco Pelotense, do Centro da Indústria Fabril do Rio Grande do Sul e do Clube de Regatas Guaíba Porto Alegre. Também participou da fundação da Varig e do Sindicato do Arroz.
Como político, foi eleito vice-intendente, em 28 de setembro de 1924, na chapa de Otávio Rocha e em 15 de agosto de 1928 foi eleito intendente. Renunciou durante a implantação do Estado Novo. Morreu com 88 anos em Porto Alegre.