Texto por Denise de Oliveira Milbradt | Fotos arquivo pessoal
O chocolate em toda a história da humanidade sempre foi produto considerado de grande valor e de sabor inquestionável. Há registros de que somente após o domínio espanhol sobre os Maias é que o cacau foi introduzido em toda a Europa. Inicialmente somente mulheres, nobres e sacerdotes podiam consumir a novidade que era usada em cultos da Igreja Católica. Aos poucos, seu sabor ganhou as fronteiras e tornou-se paixão mundial.
Apaixonada por chocolate, há 26 anos Neida Goulart viu no produto uma oportunidade para complementar a renda. Aos poucos toda a família estava envolvida na produção. Cada novo produto lançado é testado e degustado pelos Goulart. As peças são feitas manualmente como uma espécie de obra de arte: lapidada artesanalmente.
Hoje, o Chocolate Alaska tem na administração mãe e filha, que juntas trabalham na criação de novos itens, novas propostas e a qualificação do serviço prestado aos mais diversos públicos. A filha Viviane Goulart explica que o foco é fazer um produto de qualidade e personalizado, porém recheado de carinho. A todo o momento também são testadas novas receitas, que conta com o envolvimento de dez pessoas na fábrica.
Neida Goulart também lembra que nunca perderam o perfil de empresa familiar, que contribui no toque especial aos seus produtos. O Alaska trabalha desde a fabricação de doces personalizados para festas e eventos, cestas até kits que podem ser montados conforme a necessidade do cliente. Para compor os presentes, dispõem de uma ampla gama de itens que agradarão pessoas de todas as idades e perfis. “Estamos sempre em busca na novidade, do diferencial e, ao contrário do que muitos pensam, não custa caro”, destaca Neida.
Para o Dia dos Pais a fábrica preparou cestas recheadas com chocolate, vinhos da Serra Gaúcha e produtos coloniais de Santa Catarina. As opções podem ser conferidas na loja, ou ainda pela internet. Aliás, o e-commerce do Chocolate Alaska recebe encomendas de toda a Região Metropolitana, do restante do País e até do Exterior. Segundo Viviane, o incremento nas vendas chega a 40% que confirma a tendência de mercado. “As pessoas gostam da comodidade de comprar no conforto da casa e adquirir produtos feitos especialmente para elas”, acredita Viviane.
Mas se o objetivo é fazer encomendas personalizadas, a dica das proprietárias é optar por uma visita até a fábrica. A data pode ser agendada por telefone. No dia é possível fazer degustação e conhecer toda a linha disponível na loja, além do conseguir escolher os itens que mais atendam às suas necessidades.
O chocolate Alaska tem como diferencial a não adição de glúten, que garante uma composição mais saudável do cacau. Vindo da Bélgica, ainda é possível adquirir chocolate amargo com 70% de cacau (considerado pelos especialistas da área médica o tipo mais saudável para consumo), além das versões sem lactose (de soja) e diet (sem adição de açúcar).