Explorando os desafios do cotidiano, angústias, momentos de preocupação e de diversão, Vinicius da Silva Costa, o “Vini”, apresenta uma série de histórias em quadrinhos que sintetizam o dia-a-dia do público jovem. Isso pode ser conferido no Quiosque da Cultura, da Fundação Municipal de Arte e Cultura (Fundarc), com a exposição denominada “Nerdesenhos”, aberta nesta terça-feira(2) e com visitação pública de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h, até o dia 19 de julho.
O próprio Vini destaca que este público infanto-juvenil busca se inserir no mundo atual e esta forma bastante popular de expressão, que é a história em quadrinhos, contempla a visão e o sentimento do jovem. Servem de exemplos os personagens Ninja Ratori e Nerdison. O primeiro, um super-herói atrapalhado e completamente sem poderes. O outro, um autêntico jovem nerd travando luta com suas habilidades sociais.
Estudante da Ulbra Canoas, o gravataiense Vini é quadrinista e em 2009 optou por cursar artes visuais com o propósito de conhecer a História da Arte. A primeira exposição coletiva de Vini ocorreu em 2010, numa iniciativa dos alunos da própria universidade. Há três anos mantém um blog com tiras, charges e desenhos que mostram o seu modo de relação com o mundo:www.nerdesenhos.blogspot.com
A inserção de Vini em Gravataí acontece através do projeto “Mais Educação”, onde atua como monitor em duas escolas do município. Ele procura criar o interesse pelas artes e formar novos artistas. Como parte da exposição “Nerdesenhos”, Vini convida o público a se envolver com o cenário do evento. A proposta deseja a interatividade, abrindo espaço para o público produzir um desenho ou HQ dialogando com as tiras e charges ali expostas. Logo no início da exposição um grupo de crianças e adolescentes já deu a resposta e tem suas manifestações em um painel de destaque no Quiosque da Cultura. Para facilitar a participação dos jovens, uma mesa está montada à espera de desenhistas.
Aberta exposição “Nerdesenhos” no Quiosque da Cultura
13