Rosani Erhart Schlabitz
Jornalista/Colaboradora
Munique | Alemanha
O brasileiro Mario Dal Pra é proprietário da Agência Munique Turismo Incentivos e Eventos que está sediada na cidade de Munique (Alemanha). Vou relatar um pouco da sua história e como ele conquistou o sucesso sendo empreendedor por aqui. A sua agência é focada no setor de Eventos e Incentivos para grupos empresariais e corporativos. Mario nasceu no Brasil, na cidade de Curitiba e concluiu o ensino médio. No começo dos anos 80 decidiu vir a Alemanha porque queria conhecer o primeiro mundo, sentia necessidade de vivenciar a cultura européia. O primeiro passo foi inscrever-se na Universidade de Munique (Ludwig- Maximilian-Universität) para aprender o idioma – uma grande barreira para qualquer estrangeiro. O Turismo já estava em seus planos e investiu em adquirir conhecimento histórico, social e cultural.
Ainda na década de 80 Mario retornou ao Rio de Janeiro e trabalhou por uma longa temporada no Hotel Cesar Park Ipanema. A saída definitiva do Brasil aconteceu em 1984 quando viaja a Grã Bretanha e aos Estados Unidos para aperfeiçoar o idioma Ingles. Esteve em Bristol, Edimburg e Nova York.
Porém, a cidade de Munique sempre foi a “menina dos olhos”. Por isso retornou profissionalmente a agência receptivo Welcome Touristic. A experiência e vivências que adquiriu neste período foram fundamentais para apostar mais na sua formação. Procurou o melhor curso técnico especializado nesta área: a Câmara de Indústria e Comércio de Munique (IHK-Industrie und Handelskammer München). Em 1990 formou-se como agente de viagens.
Trabalhou na agência de viagens Ruppert Brasil: uma agência especializada em viagens para a América Latina – sua função era elaborar os catálagos, uma novidade da época. Em 1993 fez curso de ticketing pela IATA de Frankfurt e foi trabalhar na TAP Air Portugal em Munique – como promotor de vendas e supervisor.
A importância dos Títulos na Alemanha
O empresário valoriza os estudos e tem consciência que na germânia quanto mais conhecimento e títulos, maiores são as chances profissionais. Em 1995 decidiu lutar pela conquista do Título de Guia Oficial da cidade de Munique. Passou por um treinamento linguístico, com aulas de história, política, cultura geral alemã com treinamento prático e treinamento de voz para discurso. O objetivo é que o profissional saiba tudo sobre a Alemanha, para poder contar e repassar aos clientes a informação correta dos seus monumentos e suas peculiaridades. No ano 2000 conquistou também o Título de Tour Leader (guia qualificado para acompanhar grupos), com certificado final da Câmara de Indústria e Comércio de Munique (IHK). Durante muitos anos teve a oportunidade de liderar grupos de diferentes nacionalidades. Assim enriqueceu seus conhecimentos sobre a vasta cultura européia e de outros continentes também.
De guia a empresário
Mario Dal Pra sempre trabalhou na área do Turismo. Colaborou com várias agências receptivas, principalmente no mercado do idioma português e espanhol na Alemanha. Adquiriu muita experiência e conhecimento sobre o funcionamento deste setor como promotor de eventos. Hoje o empresário aposta em sua própria empresa. “A Munique Turismo Incentivos e Eventos é a única agência competente que oferece 30 anos de experiência em serviços personalizados e certificados, especializados em português e espanhol na Alemanha. Munique Turismo é uma empresa especializada em viagens de incentivo e em logística para eventos empresariais com valores competitivos. Não existe nada melhor que um evento de excelência de viagem de incentivo com passeios inovadores criada pela Agencia Munique Turismo Incentivos e Eventos da Alemanha”, revela. Para mais informações visite www.munique-turismo.com