Por Fábia Pereira | Professora e técnica em Óptica
Para um paciente que acabou de sair do consultório médico com a “sentença” de usar óculos, uma coisa é certa: inicia aí uma nova fase e a sua vida nunca mais será mais a mesma. Engana-se quem diz que isso é psicológico. O fato é que logo nos acostumamos com a ideia e passamos a ver as coisas por um novo ângulo.
Esta pessoa começa uma nova fase
Como assim? Nossa vida é feita de escolhas! Neste caso, existem duas: tornar-se uma pessoa mais dedicada, consciente, segura, ou poderá transformar-se em um tirano procurando culpados e justificativas. Algumas prováveis desculpas: “deve ser a minha genética, herdei dos meus pais ou a própria irradiação.” Um filme passa na nossa mente por alguns minutos. Podem aparecer sintomas, tais como sensação de revolta, fraqueza e fragilidade.
Mas, muita calma nesta hora! Primeira coisa a fazer é procurar entender corretamente seu diagnóstico, a importância da correção e as vantagens que sua saúde terá. Sabe o que é isto, do dia para noite se deparar com uma armação em cima do seu nariz e, definitivamente, precisar só dela para enxergar?
Usar óculos traz muitas vantagens
No caso de um jovem míope, de poucos amigos, poderá agora aprender que existe uma arma infalível para a sua timidez: suas lentes! Para o hipermetrope chegou o tão esperado remédio para suas intermináveis enxaquecas e, assim, o ajudará a redescobrir o gosto pela leitura.
E quando chega a maturidade e o braço começa a ficar curto? Que situação, não é mesmo? Nesta fase a visão de perto está desgastada e cansada e este é o seu momento especial de recomeço e de autoafirmação. Informe-se e descubra suas necessidades, decidindo se usará óculos multifocais ou apenas para perto. Até mesmo a criança, precoce com seus pequenos óculos, conseguirá enxergar a outra fase de sua infância. Poder desenhar as folhinhas das árvores, ver que há passarinhos sobre as nuvens e que a sua vida é muito além do que podia enxergar ou imaginar!
Todas as pessoas são particularmente especiais, enfrentam seus obstáculos e descobrem que para tudo precisam ser criadoras de suas próprias conquistas. A cada dia, descobre-se que tudo pode ser mais belo do que imaginamos, só é preciso aprender uma única coisa preciosa: obstáculo não existe para nos fazer parar, mas para mostrar que temos capacidade de nos superar. Não retroceda nem um milímetro sequer, pelo contrário, se for o seu caso, aceite esta nova etapa, use seus novos óculos, enfrente este desafios, para quem tenha o privilégio de celebrar suas conquistas e assim enxergar com mais cor e alegria esta nova fase da sua vida!