Texto Rita Trindade | foto Samuel Maciel
Em 2014 a Onça Negra homenageou o Festival Folclórico de Parintins e levou para a avenida o samba enredo “Caprichando e Garantindo: Gravataí te leva a festejar na ilha de Tupinambarana”, defendido mais uma vez por Lú Astral, que foi premiado em 2013 com o Troféu Personagem da Folia da RBS TV como melhor intérprete do Carnaval do Grupo Especial de Porto Alegre. A autoria do samba fica por conta do grupo já conhecido no carnaval do Estado: Conrado Laurindo, Fred Inspiração, Ricardo Abraham, Willian Tadeu e Victor Alves. A Direção de harmonia musical do desfile deste ano foi exercida por Rudy, que também atuou como uma das vozes dos carros de som da Escola.
Saiba mais sobre o Festival Folclórico de Parintins
O Festival Folclórico de Parintins é uma festa popular realizada anualmente no último fim de semana de junho na cidade de Parintins, Amazonas. O festival é uma apresentação a céu aberto de diversas associações folclóricas, sendo o ponto mais importante do evento atualmente a disputa entre dois bois folclóricos, o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. A apresentação ocorre no Bumbódromo – Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes, é um tipo de estádio com o formato de uma cabeça de boi estilizada – O local conta com a capacidade de 35 mil espectadores.
O Festival de Parintins se tornou um dos maiores divulgadores da cultura local. Durante as três noites de apresentação, os dois bois exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações. Em 1965 aconteceu o primeiro Festival Folclórico de Parintins, criado por um grupo de amigos ligados à Juventude Alegre Católica (JAC). No primeiro ano, 22 duas quadrilhas se apresentaram, além dos dois bois, sem competição entre eles. A primeira disputa veio no segundo Festival, vencido pelo Garantido. A partir de então, houve o acirramento da rivalidade entre os dois bois.
A história da Acadêmicos
Em 26 de fevereiro de 1961 Airton Santos e Adalberto Nascimento fundaram a Sociedade Cultural e Beneficente (SCB) Acadêmicos de Gravataí. As cores escolhidas para representar a escola foram vermelho, preto e branco e o símbolo uma onça negra. A Acadêmicos é a quinta escola de samba mais antiga que participa do carnaval de Porto Alegre. A representante de Gravataí realizou seu primeiro desfile oficial na capital no ano de 1993. Já em 1999 a escola foi campeã do grupo Intermediário-A, quando apresentou o tema: “De vermelho, preto e branco. A Acadêmicos, ensaboa, ensaboa e vai se ensaboando”, o enredo contava a história da origem do sabão passando pela Grécia, Roma até chegar no Egito.
A melhor colocação da entidade foi o 4º lugar do Grupo Especial, conquistado no carnaval de 2007, com o enredo “O Brasil que emociona e encanta é aquele construído com a força de seu povo”, de autoria do carnavalesco Sérgio Ávila. A Escola ganhou o prêmio Estandarte de Ouro em 2007 pela Porta-estandarte e em 2012 pela Ala de passo marcado.