Um dos destinos mais desejados da Costa do Dendê, a cosmopolita Morro de São Paulo fica na Ilha de Tinharé, a 248 quilômetros de Salvador. É famosa por suas baladas e luaus que vão até o nascer do sol, também é um destino que tem tudo a ver com esportes, saúde e contato com a natureza
Para chegar lá é preciso pegar um catamarã ou um avião na capital baiana, ou então, ir de carro ou ônibus até Valença e dali seguir em um barco ou uma lancha.
As opções de esportes e locais onde os mesmos podem ser praticados dependem da geografia de cada praia desta linda ilha tropical, banhada pelo Oceano Atlântico e pelos inúmeros manguezais e rios. Morro tem apenas quatro praias “exploradas” e duas ruas principais – de areia, diga-se de passagem – mas tem lugar para todos, literalmente. Jovens mochileiros do mundo inteiro desembarcam em busca da agitada noite da vila. Mas também chegam casais e famílias que procuram e encontram sossego.
O agito segue no centrinho, repleto de restaurantes que servem de comida caseira à japonesa, até a Segunda Praia – as praias não são identificadas por nomes, mas por ordem numérica. A Terceira tem movimento tranquilo e algumas pousadas e restaurantes; enquanto na Quarta a tranquilidade reina absoluta. Nas duas últimas, as piscinas naturais de águas transparentes são perfeitas para a prática do mergulho. Além das praias “numeradas”, Morro guarda ainda as praias do Encanto (ou Quinta), da Gamboa e Guarapuá.
O diferencial deste destino e o que o torno mais aventureiro é a proibição do tráfego de automóveis na ilha. Mas os pés não são os únicos meios de transporte. Tratores levam os turistas até as pousadas ou aos pontos turísticos por uma estrada de terra paralela à praia.
O destino é maravilhoso durante o ano inteiro, porém para quem procura águas mais transparentes e quentes para mergulho, a melhor época é entre outubro e abril. Para a prática do surf, as melhores ondas rolam de maio a setembro. Demais atividades podem ser praticadas o ano inteiro.
O que fazer?
Observar as baleias jubarte
Entre julho e outubro, as baleias jubarte visitam a região. De barco, é possível observar os mamíferos que chegam a pesar 40 toneladas e a medir 16 metros. Apesar das proporções exageradas, os animais capricham nas acrobacias e encantam os visitantes.
Caminhada à Gamboa com passeio de barco até a Ponta do Curral
Uma trilha de 45 minutos leva à rústica praia da Gamboa, frequentada por pescadores. No caminho, parada na Fonte do Céu para um banho refrescante. Aproveite para apreciar a flora da região, repleta de bromélias gigantes. Da Gamboa partem barcos para a Ponta do Curral, uma praia extensa e completamente deserta.
Caminhadas ao Forte e ao Farol
Os dois monumentos mais importantes de Morro de São Paulo guardam histórias e são passeios imperdíveis para o final da tarde. Do farol, é possível avistar todas as praias da vila. O visual, azul de cima a baixo, ganha pinceladas de verde intenso graças aos imensos coqueirais. Já o forte é o ponto de encontro na hora do poente. Sentados nas muralhas, turistas e nativos assistem ao espetáculo, que pode ainda ser acompanhado por golfinhos.